8 Tecnologias inventadas por brasileiros
Talvez você não saiba, mas existem muitas tecnologias inventadas por brasileiros. Somos criadores de imensas invenções por todo o mundo que rendem até aos dias de hoje. As invenções brasileiras são parte da história da maioria dos avanços científicos.
No mundo moderno, todos nós usufruímos de invenções que foram feitas pelos nossos antepassados. No entanto, pouco sabemos sobre a sua origem. Você sabia que se hoje você pode andar de avião por vários lugares, é graças a um brasileiro?
Pois é, está na hora de valorizarmos mais o quanto os nossos antepassados brasileiros foram inteligentes ao criar diversos avanços tecnológicos. As tecnologias inventadas por brasileiros merecem sim o seu reconhecimento. Continue a leitura do artigo e entenda tudo sobre!
1 – Inventamos os rádios
Você sabia que foi um brasileiro que inventou a transmissão radiofônica? Mesmo que muitas pessoas digam que foi Nikola Tesla, quem inventou o rádio. A verdade mesmo é que foi um padre inventor brasileiro chamado Roberto Landell de Moura o grande precursor da transmissão.
Sim, é real que diversas outras invenções, antigamente, já enviavam sinais para pessoas em curta distância. No entanto, através da voz, realmente foi apenas Roberto que conseguiu esse feito.
Na época, infelizmente, este grande inventor não teve o apoio do governo e nem mesmo das pessoas, portanto, acabou deixando para lá as suas invenções. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre as diversas outras tecnologias inventadas por brasileiros.
2 – O balão de ar quente é brasileiro
Provavelmente você já ouviu falar sobre os belos passeios a balão, que permitem visitar lugares lindos. Passeios estes que deixariam qualquer pessoa encantada. No entanto, você nunca deve ter ouvido falar sobre o seu inventor.
Quem inventou os famosos balões de ar foi o brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Este, por sua vez, conseguiu observar que o ar quente era mais leve que os outros ares.
Sendo assim, o inventor conseguiu assimilar que ele poderia criar uma forma de locomoção através do ar quente. Isto porque, tecnicamente, ele deveria levitar. Logo, ele criou o primeiro balão de ar quente e chamou de “Passarola”.
Na época, o inventor apresentou esse experimento para a corte portuguesa, que adorou a forma como ele funcionava. Então se você ama andar de balão, não deixe de agradecer ao Brasil!
3 – Câmbio automático
Certamente a maioria das pessoas em todo o mundo, hoje em dia, preferem mil vezes um carro automático a um carro com câmbio manual. Sendo assim, a propensão desse tipo de câmbio foi imensa.
No entanto, você sabe como foram criados os câmbios automáticos? Aliás, você sabe quem criou este tipo de mecanismo? No ano de 1932, os engenheiros mecânicos José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos desenvolveram essa salvação aos condutores!
Na época, eles conseguiram fazer um sistema de troca de marchas que fosse automático através do fluido hidráulico. A partir do protótipo do projeto, foi necessário estudar ainda mais e conseguir criar realmente os veículos automáticos que temos hoje em dia.
4 – O avião foi criado por um brasileiro
Alberto Santos Dumont foi considerado um dos melhores e maiores inventores brasileiros de todos os tempos. Ele conseguiu criar algo que mudou completamente a vida de milhares de pessoas e empresas. O avião.
Muitas pessoas não aceitam a sua conquista, pois em 1903 já havia duas pessoas que tinham conseguido alcançar voo. Os irmãos Orville e Willbur Wright já tinham conseguido colocar o Flyer I no ar.
No entanto, havia um pequeno detalhe nisto tudo. Eles precisavam de uma catapulta para fazer o aparelho conseguir voar. Isso não vale, não é? Só depois, em 1905, que o brasileiro Santos Dumont conseguiu, finalmente, fazer com que um avião levantasse voo sozinho, sem precisar de nenhum tipo de auxílio.
Então, algumas pessoas consideram que ele inventou o avião, enquanto outras não. Mas a verdade é que o real inventor no final de tudo, foi ele, pois sem ele não era possível fazer nenhum avião voar sozinho.
5 – A máquina de escrever foi uma das tecnologias inventadas por brasileiros
Você deve saber que antigamente as pessoas não tinham computador, então os livros e os documentos eram escritos na máquina de escrever. Em 1861, surgiu a primeira máquina de escrever e adivinha onde isso acorreu? Pois é, no Nordeste! Mais especificamente em Recife.
A máquina de escrever foi uma invenção criada pelo brasileiro padre João Francisco de Azevedo. Ele queria imprimir letras em um papel, então acabou adaptando um de seus pianos de 24 teclas, facilitando o processo.
Infelizmente o padre brasileiro foi enganado ao confiar a sua invenção a um negociante chamado George Napoleon. O negociante disse que ia fabricar a máquina nos Estados Unidos, no entanto, nunca fabricou e acabou vendendo a invenção para outros.
6 – A Bina mais uma das tecnologias inventadas por brasileiros que ajuda o dia a dia!
Quando você liga para alguém ou alguém te liga, você pode ser identificado ou identificar alguém através da tela do seu celular facilmente, não é? Isso se chama identificador de chamadas e esse aparelho também criado por um brasileiro.
Esse aparelho que identifica chamadas se chama Bina. Ele é utilizado por diversas pessoas em todo o mundo graças ao brasileiro Nélio, José Nicolai. A invenção, de 1980 até hoje é propagada. É utilizada como um item super importante na cultura e dia a dia do mundo.
7 – Urna eletrônica
Atualmente, somos dos únicos países ainda a utilizar a urna eletrônica, que na verdade foi uma criação totalmente brasileira. No ano de 1989, um juiz eleitoral do estado de Santa Catarina resolveu criar um sistema de votação juntamente com um empresário informático.
Carlos Prudêncio e o seu irmão, que era o empresário, conseguiram fazer com que essa invenção fosse implementada até hoje na nossa história. Dessa forma, até somos reconhecidos pelas eleições fáceis e informatizadas.
8 – Filmes em 3D foram uma das tecnologias inventadas por brasileiros
Em 1934, o inventor Sebastião Comparato criou dois modelos de projetos 3D e os apresentou em uma convenção no Rio de Janeiro. Este, por sua vez, era um pequeno equipamento que conseguia adaptar projetores comuns a uma tela especial. Assim ele conseguiu refletir a imagem em um espelho.
A reflexão desse espelho fazia com que tivéssemos uma ideia de espaço vazio, como uma espécie de palco. A partir dessa ideia, foi possível fazer com que a criação do 3D fosse real. Mesmo recebendo formas de colocar a sua criação em prática no exterior, ele não quis, pois queria que nós, brasileiros, recebemos o mérito da criação.
E então, você gostou do artigo? Não deixe de comentar o que achou e de compartilhar com os seus amigos. Além disso, verifique os nossos outros artigos, especialmente os que falam das curiosidades sobre o Brasil. Obrigada pela sua leitura e até mais!