Guia completo para declarar imposto de renda

Guia completo para declarar imposto de renda
Os impostos são com certeza o pesadelo de muitas pessoas, seja pelo seu preço, seja pela sua burocracia ou até mesmo pela dificuldade para declarar imposto de renda. No entanto, a grande dificuldade que as pessoas sentem não passa de uma falta de explicação. Isso mesmo! Se todos pudéssemos estar informados à cerca do passo a passo, seria bem mais simples. Sendo assim, resolvi entregar hoje um guia completo para declarar imposto de renda. Aprenda de uma vez por todas a prestar contas ao estado! Esse artigo vai te ajudar a evitar erros ao declarar seus impostos, portanto o leia com atenção. Vamos a isso?

Quais documentos preciso para declarar imposto de renda?

Antes de começar a elaborar a sua Declaração do Imposto de Renda, certifique-se de que possui todos os documentos necessários para preencher corretamente. Veja a lista de itens importantes abaixo:
  • Endereço atual comprovado;
  • Comprovação de trabalho e ocupação;
  • Registros de transações de bens (compra e venda);
  • Provas de rendas adicionais, como aluguéis, heranças, pensões, doações e outras fontes de renda;
  • Comprovantes de despesas educacionais, como gastos com escolas de diferentes níveis e cursos técnicos;
  • Cópia da declaração do IR do ano passado para facilitar o processo;
  • Comprovantes de receitas e notas fiscais (para trabalhadores autônomos);
  • CPF dos dependentes legais, incluindo crianças;
  • Informações bancárias atualizadas;
  • Documentos pessoais, como RG, CPF e título de eleitor;
  • Documentação relacionada a rescisões trabalhistas e seus respectivos valores, como férias, FGTS e 13º salário;
  • Extrato do INSS para aposentados, disponível no Portal Meu INSS ou nas agências do INSS mediante agendamento prévio;
  • Relatórios de rendimentos recebidos, incluindo salários, pró-labore, distribuição de lucros e rendimentos financeiros;
  • Comprovantes de pagamentos a planos de previdência privada, com CNPJ da instituição;
  • Recibos de serviços médicos e odontológicos, com o CNPJ da instituição prestadora do serviço.

Após reunir todos os documentos acesse o programa IRPF da Receita Federal

Agora que você tem todos os documentos está na hora de acessar o programa, então mãos à obra! Por aqui você pode instalar o programa e, portanto, poderá começar a declaração. Caso você já tenha preenchido no ano passado, poderá utilizar uma cópia já salva para preencher novamente, mas corrigindo dados. Sendo assim, terá muita coisa já pronta!

Veja qual será o tipo de declaração

Agora que você já tem o programa precisa verificar qual é o seu tipo de declaração. Para começar, acesse o programa que baixou e veja as opções. Ao criar uma nova declaração você começa do zero, então seja cauteloso. No entanto, caso queira importar dados do ano passado, escolha a opção Importar Dados do IRPF anterior. Assim terá menos trabalho. Por fim, você tem a opção de importar uma declaração que começou, mas não terminou. A declaração pré-preenchida. No entanto, não se esqueça de preencher os seus dados novamente mesmo usando declarações já prontas, afinal, alguns deles se alteram com o tempo. Quando terminar essa parte vamos começar a declarar de verdade!

Veja se você prefere declaração simplificada ou completa

Quando você estiver preenchendo irá entender que existem dois tipos de IR, são eles o simples e o completo. Mas, o próprio programa pode te fazer essa sugestão, aí você não precisará pensar muito sobre isso. No entanto, os mais prevenidos e que prefiram escolher do início entendam: Quem tem muitos dependentes tira mais vantagem na completa e ganha mais desconto. Já quem tem menos dependentes e um orçamento mais largo a simples é mais fácil.

Entenda cada campo e preencha

Cada campo do seu IR terá um significado. Veja como deverá preencher cada um: Informações pessoais: Inicie a declaração fornecendo seus dados básicos, caso seja a primeira vez. Dependentes: Liste dependentes e possíveis beneficiários de pensão alimentícia, incluindo CPF e rendimentos tributáveis associados. Ganhos tributáveis: Refere-se a valores recebidos de pessoas jurídicas, como salário e benefícios. Rendimentos isentos e não tributáveis: Inclui ganhos como poupança, indenizações, lucros, bolsas de estudo e seguro-desemprego. Selecione e adicione na lista. Pagamentos e doações: Inclui gastos com advogados, profissionais de saúde, previdência complementar, pensão alimentícia, etc. Escolha o item, preencha os dados do prestador e importe arquivos do plano de saúde, se aplicável. Gostou de aprender? Compartilhe com seus amigos! Até à próxima!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *