Como investir em ações: um guia completo para iniciantes

Como investir em ações: um guia completo para iniciantes

Saber como investir em ações é um começo muito importante para ter uma vida mais tranquila. Se você se sente inseguro em relação ao futuro, principalmente pensando na aposentadoria, com certeza deveria investir seu dinheiro! Os investimentos podem ser salvações para que você consiga ter certeza que o seu dinheiro é bem aplicado e assim renda muito mais.

Uma coisa é verdade, e inegável, deixar o dinheiro parado é perder! Então vamos começar a ganhar? Veja o nosso guia completo para começar a investir em ações!

O que são ações? Aprenda a cuidar do seu investimento!

As empresas se dividem em várias parcelas. Pequenas partes que constituem o capital total que elas possuem. Cada parte desse capital pode ser considerada uma ação! Para a empresa conseguir fazer o dinheiro girar, as pessoas podem comprar ações. Normalmente parte das ações é dos empreendedores envolvidos na empresa, outra parte dos sócios e por fim da bolsa de valores, onde qualquer investidor pode comprar e vender. Se você começar a comprar poderá ser considerado acionista.

Anúncio

Como escolher as ações? Comece a analisar!

Para começar é necessário começar a analisar bem as ações, é bastante importante saber escolher. Essa análise precisa ser mais técnica. Observar as informações e gráficos de subidas e descidas do valor da ação é bem importante. Você precisa ser um bom analista para saber se ela irá subir ou não, afinal o gráfico pode variar toda a hora e é importante estar atento.

Existem profissionais que podem te ajudar nessa parte. Observe bem as curvas das cotações do gráfico e identifique padrões que podem se repetir no futuro. Lembre-se que os gráficos podem mudar bastante. Existem gráficos diários, mensais, anuais e diversos outros. Então mantenha-se atento a que tipo de gráfico você está analisando.

Existem diversas opções de ações disponíveis para comprar. Por exemplo, empresas como Nubank e muitas outras estão no mercado. Algumas são bem conhecidas e outras até desconhecidas pela maioria das pessoas. Então é importante saber analisar e escolher boas opções. Uma vez que não basta apenas escolher ações de uma grande empresa para ter lucros no investimento.

Como investir em ações com pouco dinheiro? Quanto custa?

Investimentos logo lembram pessoas com bastante dinheiro, no entanto, saiba que isso não é a realidade de todos. Nem sempre os investidores começaram de cima! As ações são diversas, das mais baratas às mais caras. De verdade, você sempre pode comprar uma ação por 1 centavo ou até mesmo por 1.000 reais.

Tudo depende bastante de que empresa estamos falando e de que ações estamos falando. Elas são divididas em lotes de 100 ações. Ou seja, se uma ação custa 20 reais, o seu lote inteiro irá custar 2000 reais. Adquirindo esse lote você pode aproveitar. No entanto, saiba, as ações podem ter taxas. É claro, não são todas, depende muito da corretora que você usa, portanto, fique atento.

Descubra seu perfil de investidor para investir em ações inteligentemente

Antes de saber como comprar ações é super importante saber seu perfil de investidor. Esse perfil deve ser descoberto antes de tudo para você ter certeza do que está fazendo. Então, não se esqueça, ele também leva em conta suas possibilidades financeiras.

O investidor mais arrojado é aquele que não tem medo de apostar em novos investimentos, muitas vezes de alto risco, e está disposto a tentar para conseguir os frutos. São pessoas normalmente com maior poder aquisitivo que querem arriscar para terem maiores lucros.

Já os investidores moderados estão no meio-termo. Eles costumam ter mais cautela com o dinheiro, no entanto, ainda tomam alguns riscos. Fazem os seus investimentos com bastante cuidado, mas sempre visando um bom lucro.

Por fim, os investidores conservadores são muito cautelosos. Não querem investimentos com riscos que possam vir a causar quedas em seu patrimônio. Para eles é importante investir com cuidado mesmo que os lucros sejam menos ao longo do tempo! Fácil não é?

Agora você pode se encaixar! O que achou do nosso artigo sobre os investidores e o guia para investir em ações? Não deixe de compartilhar com os seus amigos e verificar os nossos artigos! Garantimos que irá ser muito interessante para você.

Fonte: dicas pro saiba mais no link.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *