Novo Bolsa Família Vs Auxílio Brasil O que mudou?
Com a mudança de governo, alguns auxílios mudaram de nome, especialmente o auxílio Brasil. Antes do governo do Jair Bolsonaro, o auxílio Brasil chamava-se bolsa família. Agora, com a volta do presidente Lula, esse nome foi novamente mudado.
Deixando agora novamente de ser auxílio Brasil, o bolsa família também passou por algumas alterações em questões de regras e também por uma limpeza no sistema de quem recebia. Afinal, era necessário verificar se todas as pessoas que recebiam o auxílio realmente necessitavam.
LEIA TAMBÉM:
Empréstimo consignado Bolsa família novas regras
Salário Maternidade: Saiba como receber esta ajuda
Reajuste salarial veja que terá o salário reajustado
Quer saber tudo o que mudou entre o antigo auxílio Brasil e o novo bolsa família? Continue a leitura para descobrir de uma vez por todas.
Quem tem direito ao novo bolsa família?
Algumas pessoas têm direito ao novo bolsa família. Basicamente, ele será pago para pessoas que estão em situação de pobreza ou Extrema pobreza. As situações de famílias em Extrema pobreza poderão receber o bolsa família sem nenhuma burocracia.
Já as pessoas de famílias em situação de pobreza poderão receber o auxílio se houver alguma gestante ou pessoa menor de 21 anos nos membros da família. Antigamente era permitido que ambas as situações fossem atendidas, mas agora existe essa regra.
O que mudou agora além disso?
Além de tudo isso, outras mudanças foram implementadas. Que tal dar uma vista de olhos? Veja o que o novo bolsa família trouxe para você.
Parcela permanente
A partir de janeiro de 2023, a parcela de 600 BRL se tornou permanente, podendo ou não ter um adicional. Visto isto, você não precisará se preocupar com o auxílio antigo de 400 BRL, que era distribuído, pois os 600 BRL se tornaram totalmente permanentes.
No entanto, existe um adicional a essa parcela fixa para famílias que têm crianças até 6 anos de idade. Essas crianças poderão receber 150 BRL. Lembre-se que esse dinheiro é distribuído por criança na família.
Obrigatório atualizar carteira de vacinação
Com tudo o que ocorreu nos últimos tempos, sabemos que a vacinação é extremamente importante. Então, nada mais justo do que os beneficiários do bolsa família terem que atualizar suas carteiras de vacinação regularmente.
Quando falamos em atualizar as carteiras de vacinação, não falamos apenas do responsável pelo benefício, mas também das crianças da família, que devem estar totalmente bem cuidadas.
É necessário comprovar a inscrição dos filhos na escola
Para melhorar a forma como as crianças têm os seus estudos programados, o bolsa família também exige que os pais ou responsáveis comprovem a matrícula da criança na escola. Desta forma, pode-se garantir que tudo esteja correndo da forma correta.
Então, se você não tem os seus filhos na escola e quer receber o benefício, não deixe de regularizar a matrícula.
Novos benefícios do novo Bolsa Família
É claro que, além de todas as exigências, também existem novos benefícios que acometem este novo bolsa família. Entre eles, podemos salientar o novo acompanhamento para gestantes que poderão ter ajuda médica durante toda a sua gestação.
Isso é um direito garantido por lei para você que recebe o auxílio. Portanto, faça seu acompanhamento pré-natal totalmente de graça pelo governo.
Sabemos que a realidade do Brasil exige que muitas crianças estejam trabalhando e, por isso, podem estar em situações de trabalho infantil. O bolsa família deseja que isso acabe de uma vez por todas e, portanto, todas as pessoas cadastradas no auxílio recebem ajuda.
Portanto, essa ajuda rondará em torno de ações socioeducativas, que visam acometer crianças em situação de trabalho infantil para ajudar a acabar com este mal.
Então, o último e novo benefício será também o acompanhamento médico de mães que estão em período de amamentação.
Mas e então, o que achou do novo bolsa família? Esperamos que ele possa ser uma grande ajuda para você e para sua família. Não deixe de ver as nossas outras matérias!