Como escolher o melhor plano de saúde para suas necessidades

Como escolher o melhor plano de saúde para suas necessidades
Antes de contratar um plano de saúde ficamos cheios de dúvidas. Afinal, qual plano escolher? Será que aquele plano é confiável? O que será que ele cobre? Bem, se este é o seu problema, saiba que a solução não é muito difícil… É necessário estar atento para poder entender tudo o que os planos de saúdes oferecem! Hoje, iremos te ensinar a entender mais dos planos de saúde e claro, colocar um que caiba no seu orçamento. É muito importante investir em um plano que realmente supra cada demanda e necessidade, sua e da sua família. Então, vamos a isso!

Verifique se seu plano de saúde é regularizado pela ANS

A ANS ou Agência Nacional de Saúde costuma avaliar os planos de saúde para que você possa ter sempre os melhores em mãos. Antes de contratar qualquer serviço é de suma importância ter total certeza de que ela aprovou o plano. Ao verificar isso você terá certeza não só da veracidade dos serviços oferecidos como também da complexidade. Além disso, os planos precisam seguir algumas recomendações dos órgãos de saúde do país.

Fique atento às modalidades

Existem duas formas predominantes de contratação de planos de saúde: corporativa e individual. Ambas possuem características específicas que devem ser consideradas ao escolher um plano de saúde. A distinção fundamental entre elas é quem pode adquirir o plano. No plano de saúde corporativo, a empresa é responsável por negociar e pagar a operadora, oferecendo o plano como benefício aos funcionários. Contudo, é preciso prestar atenção aos descontos salariais decorrentes da contratação e à coparticipação – onde o beneficiário arca com uma parte dos custos dos procedimentos e consultas realizados. No plano de saúde individual, a pessoa física contrata o plano diretamente com a operadora, o que proporciona benefícios no sentido de poder escolher um plano que atenda às suas necessidades, em vez de um indicado pela empresa. Nessa modalidade, é crucial analisar aspectos como cobertura, tipos de acomodação e facilidade para contratar o plano de saúde e se comunicar com a operadora.

Verifique as acomodações que o plano te dá

A escolha da acomodação no plano de saúde pode ser crucial, principalmente em casos de internação. A enfermaria oferece quartos compartilhados com outros pacientes (geralmente duas ou três pessoas), com regras mais rígidas para acompanhantes e visitas. Porém, é uma opção mais acessível financeiramente. Já o apartamento fornece um quarto privativo ao beneficiário, proporcionando mais conforto para o paciente e acompanhante, além de um banheiro de uso exclusivo. Essa opção, no entanto, tem um custo maior. Leve em consideração suas preferências e orçamento ao escolher a acomodação do plano de saúde.

O que cobre o plano que você quer?

A cobertura é um aspecto crucial na escolha do plano de saúde ideal, pois afeta tanto a segurança quanto o custo do plano. As opções principais de cobertura incluem:
  • Ambulatorial: consultas eletivas em clínicas ou consultórios e exames ambulatoriais;
  • Hospitalar (com e sem obstetrícia): atendimento em urgência e emergência, internações, podendo incluir parto e obstetrícia conforme o plano;
  • Segmentação referência: combinação das duas alternativas anteriores, englobando atendimento ambulatorial e hospitalar;
  • Odontológico: atendimento odontológico exclusivo.
Considere as diferentes opções de cobertura ao selecionar um plano de saúde adequado às suas necessidades.

Qual a carência do plano?

Uma dica importante na escolha do plano de saúde é verificar o período de carência, que pode estar em letras pequenas no contrato. A carência refere-se ao tempo que o beneficiário deve esperar para ter acesso a diferentes procedimentos do plano. A ANS estabelece prazos máximos de carência, como:
  • Urgência e emergência: 24h;
  • Consultas e exames simples: 30 dias;
  • Cirurgia e internação: 180 dias;
  • Exames complexos: 180 dias;
  • Parto: 300 dias;
  • Doenças preexistentes: 24 meses.
Leia também: Seguro de vida: tudo o que você precisa saber Mas e então, tiramos suas dúvidas na hora de selecionar seu plano de saúde? Siga tudo isto e você não vai se perder em meio a tanta informação! Compartilhe com os amigos e até mais!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *