Guia para investir em títulos públicos
Você já ouviu falar em títulos públicos, mas ainda tem dúvidas sobre como investir nesse mercado? Não se preocupe! Preparamos este guia definitivo para ajudar você a entender tudo o que precisa saber para começar a investir em títulos públicos de forma simples e descomplicada.
Afinal, investir em títulos públicos pode ser uma ótima opção para diversificar sua carteira de investimentos e garantir uma rentabilidade atraente. Então, prepare-se!
Lista do Conteúdo do artigo
O que são títulos públicos?
Títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo governo federal com o objetivo de financiar suas atividades e projetos. Ao adquirir um título público, você está emprestando dinheiro ao governo, que, por sua vez, se compromete a devolver o valor investido acrescido de juros no prazo estipulado. Esses investimentos são considerados de baixo risco, já que o emissor é o próprio governo, que tem um histórico de honrar seus compromissos financeiros. Além disso, os títulos públicos oferecem diversas opções de rentabilidade e prazos, permitindo que você escolha a melhor opção de acordo com seus objetivos financeiros e perfil de investidor.Tipos de títulos públicos
No Brasil, existem quatro principais tipos de títulos públicos, que variam quanto à forma de rentabilidade e prazos de vencimento.Tesouro Selic (LFT)
É um título atrelado à taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Seu rendimento acompanha a variação da taxa Selic, o que o torna uma opção interessante para investidores que buscam uma rentabilidade próxima à taxa de juros.Tesouro Prefixado (LTN)
Possui uma rentabilidade predefinida no momento da compra. Ao adquirir esse título, você já sabe exatamente quanto irá receber no vencimento, o que permite maior previsibilidade.Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)
Esse título possui rentabilidade atrelada à inflação (IPCA) mais uma taxa fixa pré-estabelecida. Portanto, garante que seu investimento estará sempre protegido contra a inflação e, ainda, rendendo uma taxa adicional.Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)
Semelhante ao Tesouro IPCA+, esse título também tem rentabilidade atrelada à inflação mais uma taxa fixa, no entanto, com a diferença de pagar juros semestrais ao investidor.Como investir em títulos públicos?
Então, quer começar a investir nos títulos públicos? Olha, não é muito difícil, é um passo a passo até que simples de seguir. Veja:- Abrir conta em uma corretora de valores e escolha uma corretora que ofereça acesso ao Tesouro Direto, o programa de venda de títulos públicos para pessoas físicas.
- Transfira recursos para a corretora, pois você deverá enviar dinheiro para sua conta na corretora para realizar o investimento.
- Acesse o Tesouro Direto através da plataforma da corretora, por lá você terá acesso ao Tesouro Direto, onde poderá consultar os títulos disponíveis, seus prazos e rentabilidades.
- Escolha o título e realize a compra. Depois, basta realizar a compra pelo valor que deseja investir.