Como fazer carteira de trabalho digital

Como fazer carteira de trabalho digital

Para todo trabalhador hoje em dia, a carteira de trabalho digital é muito importante. No entanto, ainda existem muitas pessoas que não fazem ideia de como ter a sua. E como funciona este tipo de carteira de trabalho.

Nem todas as pessoas são atualizadas da tecnologia ou sabem o que a carteira de trabalho digital facilita. E é por isso que nós estamos aqui hoje para te ensinar de uma vez por todas como fazer para ter a sua própria carteira de trabalho digital.

Essa é uma facilidade que deve chegar às mãos de todas as pessoas. O documento é totalmente obrigatório no caso a carteira de trabalho é obrigatório para qualquer pessoa que queira prestar um serviço em CLT.

Anúncio

Este documento é emitido pelo Ministério do trabalho e emprego e é o principal documento relacionado a qualquer atividade empregatícia. A carteira de trabalho digital, além de ser uma opção muito mais sustentável para o meio ambiente, veio como uma facilidade para a portabilidade do documento.

Todas as pessoas podem ter sem se preocupar com o esquecimento. Afinal, lembrar-se sempre de ter um documento em mãos pode ser bastante difícil. Qualquer registro que você tenha mudança de salário, demissões, férias e muito mais podem ser vistas por você pela carteira de trabalho digital. Mas se quer saber tudo isso e muito mais, continue a leitura.

Por que devo ter este documento?

Como eu disse anteriormente, existem diversas funções na carteira de trabalho digital que são muito importantes para o trabalhador. Além disso, o empregador também pode ter algumas facilidades, com ocorrência neste documento.

Como foi dito anteriormente, mudanças de salário, contratações, demissões, férias e muitos outras coisas podem ser vistas através da carteira de trabalho digital. O empregador pode anotar tudo isso na carteira de trabalho digital e o empregado poderá ver a qualquer momento.

Além disso, a Caixa Econômica Federal, INSS ou outros tipos de lugares muitas vezes solicitam a carteira de trabalho. E é claro que pode ser uma grande burocracia e ter que andar sempre com este documento perto de você.

Muitas vezes, pessoas um pouco mais desleixadas podem acabar perdendo o documento e tendo que tirar uma segunda via. Enquanto isso, a carteira de trabalho digital permite com que você tenha o documento onde e quando quiser, sem precisar se preocupar.

Fora que você consegue levar consigo sempre o digital e ter em dentro de casa a versão física, que é bastante importante.

Não se esqueça que é na carteira de trabalho que todo o histórico do trabalhador fica redigido. Afinal, é bastante importante que os empregadores saibam tudo sobre a carreira de quem estão contratando e os contratos de trabalho estejam bem claros.

Que tipo de coisas ficam anotadas por lá?

Além de todo o processo contratual estar anotado na carteira de trabalho, também existem muitas outras informações interessantes e importantes. Como por exemplo, o nome do empregador, cargo do profissional, data de admissão, remuneração, alterações salariais, anotações de férias, informações do FGTS, contribuição sindical e anotações gerais.

São muitas coisas que se devem ter atenção e que fazem com que a carteira de trabalho digital ou não, seja muito importante.

Quem pode fazer a carteira de trabalho digital?

Você pode estar se perguntando se tem direito a emitir uma carteira de trabalho digital. Saiba que sim, a maioria das pessoas que estão empregadas e tem uma carteira de trabalho conseguem emitir uma carteira de trabalho digital facilmente.

Se você tem mais de 14 anos, é um brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro, com carteira de trabalho para estrangeiros, poderá ter o documento digitalmente.

No entanto, deverá levar alguns documentos quando for retirar. Para fazer a carteira de trabalho digital, é necessário apresentar 2 fotos, 3×4. Além disso, a carteira de identidade, CPF, um comprovante de residência e o extrato do FGTS é bastante importante.

Como baixar a carteira digital?

Se você quer de uma vez por todas aprender o passo a passo para baixar a carteira de trabalho digital está na hora de prestar atenção em todas as informações que iremos dar. Muitas pessoas optam por fazer o download dentro de um aplicativo. Outras, por sua vez, preferem entrar no próprio site e solicitar a carteira de trabalho.

No entanto, caso opte pelo aplicativo, basta entrar pelo seu celular Android e baixar na Google Play. Infelizmente, o recurso ainda não está disponibilizado para o Apple. Quando baixar o aplicativo irá perceber que existem 3 botões iniciais, CPTS, entrar e perguntas frequentes.

Basta entrar com os seus dados e finalmente fazer a sua carteira de trabalho digital facilmente.

No entanto, se você preferir optar por se cadastrar no portal diretamente pelo site, as instruções são mais simples ainda. Basta entrar no site oficial cidadão.br. Em seguida, você irá digitar todas as suas informações pessoais, como data de nascimento, número de celular, nome completo, CPF e muitas outras.

Sendo assim, ficará mais fácil, basta clicar em próximo e finalmente registrar uma senha de login. Pronto, agora você pode finalmente ter a sua carteira de trabalho digital.

Lembre-se que qualquer trabalhador que queira carteira digital irá precisar ter o número do CPF e ter uma conta autenticada no site oficial do Ministério da economia. Assim, o passo a passo fica ainda mais simples.

Que documentação eu preciso para tirar a carteira de trabalho?

Seja digital ou físico, é necessário ser portador de algumas documentações antes de tirar a carteira de trabalho. Elas podem ser bastante importantes para que o seu empregador e também o governo saiba dos seus dados.

Todas as pessoas que desejam tirar a carteira digital necessitam de apresentar o CPF, documento de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento. Além disso, não devemos esquecer que o documento também deve conter a filiação número, órgão e data de emissão.

Ter o comprovante de residência que possui um CEP também é bastante importante. Além de preencher o estado civil. As pessoas devem apresentar a certidão de nascimento e de casamento, se houver. Bastante importante tirar uma foto 3×4 recente com fundo branco.

Os estrangeiros não escapam à regra. Necessitam mostrar os seus documentos também. A carteira de registro nacional migratório é extremamente importante para conseguir a carteira de trabalho do estrangeiro.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *