Novas regras do PIX: Veja o que mudou nos pagamentos em 2023!

Novas regras do PIX: Veja o que mudou nos pagamentos em 2023!

No dia 02 de janeiro de 2023, você pode ver em todos os lugares que novas regras do Pix foram inseridas! Mas muitas pessoas ficaram em dúvidas de como funcionará de agora em diante, esse sistema de pagamentos instantâneo.

Sendo assim, devemos ainda dizer a você que as principais mudanças são através de limites para a transferência, que passam a ser diários e até mesmo flexibilização do horário noturno. Ou seja, em suma, você irá ter mais benefícios com essas mudanças do Pix.

Além disso, são novas regras que também servem para os bancos, que poderão escolher melhor junto aos clientes o início do horário noturno para Pix. Antes, era permitido iniciar esse horário a partir das 20:00, mas agora já é permitido através das 22:00.

Anúncio

Claro que existem outras regras que irão continuar as mesmas, pelo menos por enquanto! Se você quer saber mais sobre o Pix e todas as mudanças que vão existir em 2023, continue a leitura!

Qual é o motivo das novas regras?

Muitos internautas têm se perguntado o porquê das novas regras do Pix. Em 2023, o governo mudou e, com isso, as ideologias acabam sendo diferentes também. No entanto, não é apenas por isso que o Pix está mudando.

Acontece que é necessário facilitar o recebimento de valores para as pessoas. Além disso, os correspondentes bancários como casas lotéricas também necessitam de ter esses pagamentos mais facilitados.

Quando isso acontece, fica mais fácil cuidar das aposentadorias, pensões e até mesmo salários dados pelo Tesouro nacional. Portanto, com todas essas funcionalidades novas, é possível oferecer um serviço com mais rapidez e qualidade aos brasileiros.

pix

Mas e agora? Vão taxar meu Pix?

Infelizmente vivemos numa era onde notícias falsas são amplamente espalhadas com facilidade. Apesar de já ter sido comentado pelo governo, a taxação do Pix, por enquanto, essa não é uma realidade dos brasileiros.

Portanto, você pode ficar tranquilo, o seu Pix não será taxado tão cedo. Acontece que muitas pessoas podem confundir o Pix com a transferência eletrônica disponível o TED. O primeiro é totalmente isento de taxas. Já o segundo acaba por poder ter alguma taxa adicional quando é feito para pessoas físicas ou MEIs.

Então você pode ficar tranquilo quanto a todas essas notícias que aparecem dizendo que o Pix vai ser taxado. Se isso acontecer, você ficará sabendo através do nosso blog ou até mesmo dos órgãos maiores do governo.

Alterou-se o limite de transações via Pix

Como dito anteriormente, as mudanças foram feitas para ajudar. Ou seja, em 2023, novas transações não são obrigadas a ter um limite. Alguns bancos normalmente podem impor um limite de transações pelo usuário. No entanto, agora não é mais obrigatório.

No entanto, é obrigatório definir um limite diário de agora em diante. Portanto, se o seu limite for 7000 BRL, por exemplo, o valor pode ser utilizado em uma só transferência, mas não mais do que isso por dia.

Mas não se preocupe, pelo menos as regras para concessão de alteração de limite continuam as mesmas e você poderá continuar solicitando da mesma forma que antes. A redução é aplicada imediatamente. No entanto, se o pedido for de aumento, poderá demorar cerca de 24 a 48 horas.

Pix Saque e Pix Troco – Quais são as mudanças vigentes na modalidade?

Ambas as funcionalidades são de grande ajuda para os brasileiros, que muitas vezes necessitam fazer saque em dinheiro e não sabem por onde pegar. Esse tipo de transferência é extremamente importante para que você não precise ir diretamente ao caixa!

Muitas vezes é possível sacar diretamente de algum estabelecimento comercial que faça parte desse programa, ganhando uma pequena comissão. No entanto, agora houve o aumento do valor do limite na retirada de dinheiro.

Isso irá facilitar bastante gente que precisava sacar uma boa quantia, mas não consegui. Antes o valor era de 500 BRL por dia! Ou seja, se você necessitasse fazer um saque no seu Pix, apenas podia sacar 500 por dia. Mas agora é possível sacar 3000 BRL por dia.

No entanto, à noite, as mudanças também foram vigentes. Sendo assim, antigamente você sacaria 100 BRL e agora consegue sacar até 1000, BRL à noite.

O que mudou no horário noturno da transferência?

Muitos golpes acontecem durante a noite, e é por isso que o Pix tem uma mudança no horário noturno desde sempre. Sendo assim, a maioria dos bancos limitam as transferências no horário noturno para que as pessoas não possam sofrer golpes.

Dessa forma, das 20h da noite até às 6h da manhã fica impossível enviar mais do que o limite predefinido pelo banco e pelo cliente. No entanto, essa regra acabou de mudar, facilitando bastante as pessoas mais noturnas.

Agora é possível para definir, junto com o banco, um novo horário para Pix noturno. Esse horário vai das 22h da noite até às 6h da manhã. Sendo assim, é possível ter mais facilidade e agilidade na hora de fazer seus pagamentos.

Algumas outras mudanças no Pix

Claro que existem muitas outras mudanças no Pix que você poderá conferir agora. Vamos resumir facilmente quais são as mudanças vigentes que podem ser usadas por você. A primeira delas é a mudança de limites de transferências para contas de empresas.

Mas não se engane, não são as empresas que irão decidir. O próprio banco poderá verificar qual será o limite coerente a colocar naquela empresa. Uma coisa que mudou também é que agora o pagamento de aposentadorias, pensões e até mesmo salários do Tesouro nacional podem ser recebidos via Pix.

Além disso, ficou ainda mais fácil fazer compras através do Pix, já que o limite agora é igual ao TED. Antigamente, as compras eram barradas pelo limite do cartão de débito e agora isso acabou!

Se você gostou do artigo de saber mais sobre as mudanças do Pix, não deixe de compartilhar com todas as pessoas para que elas também possam estar cientes de tudo o que mudou. O Pix não deixa de ser a melhor opção pra todos os brasileiros.

Não deixe de verificar nossos outros artigos informativos clicando aqui e estando sempre atento para verificar outras notícias!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *