CadÚnico cadastro: Como fazer ou Atualizar o seu

CadÚnico cadastro: Como fazer ou Atualizar o seu

Seja em qualquer benefício do governo, o CadÚnico é importante e interessante. Afinal, a partir dele é possível receber qualquer tipo de ajuda do governo necessária. Imensas pessoas, inclusive recebem o Auxílio Brasil utilizando o aplicativo.

Saiba que para utilizar o CadÚnico não existem muitas dificuldades. Fazer o cadastro nem sempre necessita ser algo difícil ou complicado, existem dicas que podem te guiar neste meio tempo. No entanto, muitas pessoas estão por fora destas dicas.

Por sua vez, resolvemos te trazer todos os passos para um cadastro mais tranquilo e também uma boa atualização de dados. Além de claro, algumas excelentes funcionalidades do CadÚnico que não deixam de ser muito importantes durante a sua jornada.

Anúncio

LEIA TAMBÉM:

Para que serve o CadÚnico

Se você está se perguntando “Mas para que serve o CadÚnico?”, bem está na hora de sanar essa dúvida de uma vez por todas. Como eu disse anteriormente, serve para que você possa aproveitar cada um dos benefícios oferecidos pelo governo.

No entanto, não é só para isso que existe e serve o Cadastro Único. Ele também facilita a identificação e caracterização das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Essa caracterização facilita bastante ao governo para conseguir atribuir cada auxílio a cada pessoa. Nem sempre existe facilidade nisso. Afinal, são muitas pessoas no Brasil e quando você vai atrás do seu cadastro no CadÚnico facilita bastante todo esse controle.

Como saber se posso ter o CadÚnico?

O que muitas pessoas não sabem é que existem alguns requisitos para que você faça o seu cadastro. Então, antes de aprender a fazer o seu cadastro, é necessário que saiba quais são esses requisitos e fique atento para saber se se enquadra em cada um deles.

Fazer o cadastro único apenas em questão de necessidade é quase que uma obrigação de todos os brasileiros. Afinal, esse tipo de cadastro é feito para pessoas que realmente necessitam. Veja os requisitos:

  • Ter renda mensal de até meio salário;
  • Uma renda mental total de até três salários;
  • Ter uma renda maior de três salários, no entanto ter situação de rua.

Caso prefira, baixe o app

É inegável que abaixar aplicativos está cada vez mais fácil. Além disso, os aplicativos facilitam bastante qualquer tipo de cadastro relacionado ao governo. Portanto, se você precisa do CadÚnico baixe o aplicativo oficial.

Entre na Google Play ou na Apple store e finalmente faça a diferença na sua vida. Vale mais a pena baixar o aplicativo e realmente estar preparado. Sendo assim, continue o passo a passo!

Como se cadastrar no CadÚnico?

Agora está na hora mais importante que todos esperavam. Vamos de uma vez por todas, aprender a nos cadastrar no cadastro único. Para fazer isso, você apenas precisa estar preparado com os passos corretos.

A cidade que você mora, provavelmente terá visitas domiciliares de vez em quando para famílias de baixa renda. Normalmente, essas visitas já servem para que essas famílias possam finalmente se cadastrarem no programa.

No entanto, muitas pessoas não têm condições ou não querem esperar pelas visitas. Para isso, você pode apenas procurar um centro de referência em assistência social (CRAS). Normalmente, todas as cidades têm um e basta se dirigir até lá.

É claro que vão ser necessários alguns documentos para que você possa efetuar o seu cadastro. Eles serão os seguintes:

  • Uma pessoa será responsável da família para responder todas as questões;
  • A pessoa responsável deve ser parte da família. Morar na mesma casa e ter mais de 16 anos;
  • Caso você seja responsável da família, deverá ter CPF ou título de eleitor em mãos;
  • No caso dos indígenas, é permitido qualquer outro documento que tenha foto;
  • Apresentar RG ou RANI;
  • Levar consigo alguma conta de água ou luz da casa residente.

Como saber se tenho cadastro único

Se você está tendo problemas para saber se já é cadastrado no programa do governo, basta acessar o site oficial. O meu CadÚnico poderá facilitar bastante a sua vida. Sendo assim, preencher o formulário com seus dados pessoais facilitará a saber se você realmente já tem cadastro.

Além disso, pelo aplicativo que você baixou no seu celular, também é possível descobrir isso. Ao clicar em entrar, você consegue preencher todo o formulário e também descobrir se está cadastrado ou não.

Caso seja de seu interesse, pode fazer uma ligação diretamente para o CadÚnico e descobrir se o seu cadastro está lá. Caso não esteja, basta se dirigir ao CRAS da sua cidade.

Como atualizo meus dados?

Se você quer de uma vez por todas atualizar os seus dados, mas não sabe por onde começar, saiba que existem diversas formas de fazer. O cadastro único está cada vez mais adaptado a todas as pessoas e os seus costumes.

Algumas como eu citei anteriormente, preferem baixar o aplicativo e ter todas as facilidades no celular. Outras, por sua vez, optam por acessar o site oficial e colocar todos os seus dados por lá. Ainda existem algumas pessoas que também preferem se dirigir ao local ou ser atendidos por telefone.

Seja qual for as alternativas, basta que você faça uma delas. Tanto pode entrar pelo aplicativo e atualizar os seus dados na secção correta, quanto pode ligar pelo telefone para o local. Além disso, dirigir-se ao CRAS também poderá ser uma facilidade.

A atualização dos dados é bastante simples e você deve fazer regularmente para que o seu auxílio não seja cortado. Saiba que uma das exigências do governo para que você receba qualquer auxílio do cadastro único é ter sempre os dados ativos e organizados.

Isto tem uma razão bem específica de ser, afinal, com os dados organizados, é possível controlar todas as pessoas que estão sendo beneficiadas, dos auxílios. Sendo assim, fica cada vez mais fácil conseguir retribuir às necessidades de cada um.

Se você gostou desse artigo e se ele pelo menos te ajudou a resolver suas problemas com o CadÚnico, está na hora de compartilhar com todos os seus amigos e conhecidos. Quanto mais essa informação se espalhar, mais fácil será o cadastro de cada pessoa.

Desde já, agradecemos a sua leitura e desejamos uma boa sorte e que consiga todos os auxílios necessários.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *