GERAR CPF Válido – Veja como e onde fazer para gerar cpf

GERAR CPF Válido – Veja como e onde fazer para gerar cpf

Quer aprender a gerar um CPF válido agora? Continue a leitura e saiba tudo sobre este documento importante para os brasileiros! Esse é um dos documentos básicos que todos precisam tirar. Pois, assim como te mostraremos no decorrer desse artigo, sem um CPF válido, você praticamente não poderá fazer nada.

Sendo assim, esse documento, assim como um RG, é indispensável para qualquer cidadão brasileiro. Você pode viver a sua vida inteira sem possuir uma carteira de habilitação, contudo, se você não possui um RG e um CPF, a vida em sociedade torna-se praticamente impossível.

Por isso, aprender a gerar CPF é algo muito importante. Então, se você ainda não tem um CPF esse artigo foi escrito especialmente para que comece a ter. Lembrando que o artigo também é muito útil para quem perdeu a primeira via do documento.

Anúncio

Todos estão sujeitos a acabar esquecendo a carteira, ocorrer um acidente onde seus documentos acabam sendo destruídos. Portanto, saber como realizar a solicitação da segunda via, tanto do CPF, quanto de outros tipos de documentos essenciais é algo indispensável. Principalmente se você mora em algum lugar sujeito a enchentes ou deslizamentos.

O que é o CPF?

Em primeiro lugar, é muito importante que você entenda o que exatamente é o CPF e qual é a sua função, pois só então você entenderá de fato o quanto esse documento é importante. Indo direto ao ponto, o CPF é sigla para certificado de pessoa física. E como o próprio nome já diz, esse CPF é utilizado como forma de controle pela receita federal brasileira.

Assim como foi explicamos anteriormente, é perfeitamente passar a vida toda sem precisar tirar um passaporte ou uma carteira de habilitação. Porém, você em hipótese alguma conseguirá passar a vida toda sem tirar um RG e um CPF. Pois, em literalmente todo lugar, esses dois documentos são solicitados, a seguir nos aprofundaremos na utilidade do CPF.

Para que o CPF serve?

De uma maneira geral, a primeira funcionalidade do CPF é a abertura de contas bancarias, pois para abrir uma conta bancaria absolutamente sempre será exigido um CPF valido. Pois, por conta de ser possível registrar um único CPF no seu nome, os bancos utilizam esse documento para a abertura de contas. Sendo assim, se você não tem um CPF, então consequentemente você não terá uma conta no banco.

A segunda funcionalidade do CPF é o quesito emprego, afinal como você deve imaginar, para ser contratado é necessário apresentar uma série de documentos. Entre eles um dos documentos exigidos é o CPF, nesse caso ao não possuir um CPF você não poderá possuir uma conta bancaria e nem mesmo possuir um emprego. O que por si só já torna esse documento extremamente importante para qualquer brasileiro.

Porém, as utilidades não acabam por aí, não ter consigo um CPF também fará com você não consiga tirar uma série de outros documentos. Como, por exemplo, a carteira de habilitação, passaporte, titulo de eleitor ou até mesmo a carteira de trabalho, então, de uma forma bem simples, sem CPF, sem trabalho, sem conta bancaria, sem viagens e até mesmo sem votar nas eleições.

Quem tem direito a tirar esse documento?

Viu só como o documento em questão é importante? Acredito que agora você tenha entendido de uma vez por todas que de fato é indispensável ter consigo esse documento. Mas, você sabe quem tem direito a tirar o CPF? Relaxa, que os requisitos para gerar CPF são extremamente simples. Afinal, tudo que você precisará cumprir é ser cidadão brasileira.

Exatamente, não é necessário cumprir requisitos de idade e nem nada do tipo, se você é um cidadão brasileiro, então você pode gerar CPF. Agora que você já sabe quem tem direito a tirar o documento em questão, confira a seguir como realizar a solicitação.

Como gerar CPF válido?

Até o ano de 2010 a receita federal emitia um cartão físico do CPF, contudo após 2010 o número referente ao CPF foi integrado a outros documentos. Ou seja, agora em vez de precisar tirar o RG e depois o CPF, e andar com ambos os documentos, em um único cartão você contará com CPF e RG. Dito isso, confira a seguir como tirar a primeira via do CPF.

O processo ocorre 100% on-line, e pode ser realizado dentro de pouquíssimos minutos, segue o passo a passo:

Esses dois passos são tudo que você precisará fazer para conseguir tirar a primeira via do seu CPF, e o melhor de tudo, sem precisar sair de casa. Porém, é importante lembrar que caso o solicitante tenha menos de 16 anos, uma foto dos documentos dos pais ou responsável será exigida.

gerar cpf

Como gerar CPF válido na segunda via?

Agora, confira a seguir o que é necessário para solicitar a segunda via do documento:

  • Acesse o site da receita federal
  • Vá até à opção reimpressão
  • Preencha o formulário

Se você estava esperando um método de solicitação complicada e demorada, então pode ir esquecendo, pois o processo é simples e prático. E caso você não tenha percebido ainda, a única diferença entre a solicitação da primeira e da segunda via e um único passo, que pode ser concluído com extrema facilidade.

Conclusão

Se você ainda não possui consigo um CPF, então pare de perder tempo e solicite já o seu, tudo que você precisará fazer será separar alguns poucos minutos do seu dia para realizar o processo. Utilizando apenas o seu celular você poderá concluir o pedido, sem ao menos precisar sair do sofá. E se você perdeu a primeira via do seu CPF, não fique empurrando com a barriga, solicite imediatamente a segunda via.

Tudo que você precisará ter consigo na hora de tirar tanto a primeira quanto segunda via do CPF é um dispositivo com conexão a internet e alguns dados simples. Além é claro da sua certidão de nascimento, mas relaxa que os documentos exigidos para tirar esse documento são extremamente simples.

Para finalizar, se esse artigo te ajudou de alguma forma, então faça uma boa ação e o compartilhe com alguém que está precisando solicitar esse documento. Veja nossas outras matérias e esteja sempre preparado!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *