7 comidas típicas do nordeste que todo mundo ama

7 comidas típicas do nordeste que todo mundo ama

A gastronomia Nordestina certamente deixa diversas pessoas com vontade de experimentar as comidas típicas do Nordeste. Sendo assim, se você for uma pessoa mais gulosa, provavelmente já pensou em provar os diversos sabores por todo o Brasil. Então, essa ideia é muito boa, não é?

Viajar por essa região do Brasil, cheia de cultura e de história, por exemplo, pode ser uma excelente forma de aprender mais sobre a gastronomia brasileira. Dessa forma, se você está pensando em provar um pouquinho da comida Nordestina, não se preocupe. Hoje nós iremos te mostrar 7 comidas típicas do Nordeste que vão te deixar com água na boca.

Então, depois de tudo isto, leia atentamente e aprecie também as fotografias para que você consiga dar ainda mais valor à nossa cultura brasileira. E claro, a este lugar paradisíaco!

Anúncio

1 – Acarajé – é uma das comidas típicas do nordeste

No estado da Bahia, existe uma comida típica que se chama acarajé. Esse prato não falta na mesa dos nordestinos em todo o Brasil. Atualmente você já encontra esse prato espalhado pelos diversos estados de tão gostoso que ele é.

O acarajé é feito de massa de feijão-fradinho, cebola, sal e depois é frito em azeite de dendê. Todavia, essa deliciosa receita pode ser servida com diversos acompanhamentos, sendo eles, camarão seco, vatapá, salada e até pimenta.

Tradicionalmente, o acarajé era vendido nas ruas de Salvador. No entanto, agora ele é vendido por todo o Brasil de diferentes formas e adaptado pelas pessoas. Assim se cria um prato único e diferenciado. Sendo assim, se você teve água na boca com o acarajé, continue a leitura e fique com mais ainda com o resto das receitas.

comidas típicas do nordeste
Mulher servindo acarajé, uma comida típica

2 – Tapioca é outra comida típica de sucesso

Se você já tentou fazer dieta alguma vez na sua vida, conhece a tapioca. Brincadeiras à parte, ela é uma comida bastante normal em todo o Brasil. Mas você sabia que quem começou a utilizar a tapioca na culinária foram os nordestinos?

A tapioca é uma comida típica do Nordeste. Existem diversos tipos de tapioca, doce, salgada, com ovo (crepioca)… Entre os recheios mais comuns está frango, queijo, atum, leite condensado, chocolate e até coco. Agora até tapioca colorida criaram!

Dê graças aos nordestinos que você tem a chance de comer essa deliciosa iguaria em seu café da manhã, lanches e muito mais.

3 – Vatapá é das comidas típicas do nordeste

Se você ama o vatapá, ou quer amar e conhecer, saiba que ele é bem queridinho pelos nordestinos. Mesmo ele sendo muito servido com acarajé, tem mais utilidades. Além disso, é possível fazer várias combinações. O creme é feito com farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim, pão, azeite de dendê e camarão, é servido muitas vezes com arroz ou até com o próprio acarajé.

No entanto, muitas pessoas ainda o comem com arroz e feijão e, durante o seu dia a dia, mesmo puro. A criatividade é o que conta, então aproveite o seu vatapá e essa iguaria Nordestina da forma como você preferir.

4 – Fritada de Siri é uma das comidas típicas do nordeste

A carne de Siri é bastante aclamada por várias pessoas. No entanto, você sabia que ela faz parte de um prato nordestino bastante conhecido? Originária do estado de Alagoas, a fritada de Siri, tem bastante sucesso por toda a região do nordeste. Quando você viajar, provavelmente vai encontrar o prato facilmente em bares e restaurantes.

Além disso, saiba que a comida é feita de carnes de Siri refogadas com tomate, alho, cebola, coentro, cebolinha, gemas de ovos e até mesmo pimenta-do-reino em alguns casos. Após refogar tudo muito bem, é feita uma massa própria. Depois a massa vai ao forno e você come uma deliciosa torta!

comidas típicas do nordeste
Quem diria que Siri poderia ser tão gostoso em?

5 – Moqueca

Como você pôde perceber até agora, durante esse artigo, as pessoas que moram no nordeste costumam gostar bastante de diferentes tipos de peixe. Este prato se chama moqueca e foi originário do estado da Bahia, Pará, Amazonas e até mesmo do Espírito Santo.

Claro que a preparação da moqueca varia bastante em relação a cada região. No entanto, ela é um prato que normalmente é feito em uma panela de barro e consiste em ter um peixe cozido ou frutos-do-mar, como camarão.

Normalmente as pessoas temperam com leite de coco ou até o azeite de dendê. A moqueca é um prato maravilhoso e bastante típico, então não hesite em experimentar se visitar a região.

6 – Cuscuz

O cuscuz é um prato tipicamente nordestino e bastante conhecido em todo o Brasil. Utilizado como café da manhã e até acompanhamento de certas comidas, o cuscuz tem se popularizado cada vez mais.

Apesar de não ser um prato totalmente originário do Nordeste, já que é de origem africana, é bastante consumido na região. Ele pode ser feito de várias formas diferentes. Alguns fazem na base de farinha ou de polvilho. Já outros preferem colocar milho, arroz ou mandioca em seus cuscuzes.

No Nordeste, não tem hora para consumir o cuscuz, ele pode ser o prato principal do seu café da manhã, da sua janta e até do seu almoço. Normalmente é acompanhado por manteiga, ovos, carne de charque e até leite. Ficou com vontade de experimentar, não é?

7 – Paçoca de carne é uma das comidas típicas do nordeste

Tá bom! Eu sei que você já está estranhando o nome dessa comida… Mas fique tranquilo, não é uma mistura de amendoim junto com carne. Diferente da paçoca doce que é feita com amendoim e bastante açúcar, a paçoca de carne é feita com farinha de mandioca, carne seca e cebola.

Utilizando um pilão, essa receita é totalmente socada para que fique exatamente como os nordestinos consomem. Você vai dar uma chance para paçoca de carne? Não irá se arrepender, pois é uma receita típica e deliciosa para consumir com qualquer tipo de acompanhamento. Além disso, incrementa qualquer almoço!

Mas e então, o que você achou das comidas típicas do nordeste? Ele é um lugar lindo do nosso Brasil não é?

Não deixe de compartilhar e comente com todos os seus amigos! Obrigada pela leitura!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *