Uma comparação direta: Tik Tok vs Instagram
Tik Tok vs Instagram. Esta é uma briga que, a princípio, parecia fora de cogitação. Mas, o app chinês, que começou com uma porção de vídeos divertidos para dublagens e dança. Tornou-se um fenômeno no cenário digital, e se expandiu para setores como fitness, artesanato, fotos de antes e depois e muito mais.
Já o Instagram, bem antes disso, era o principal canal para os criadores. E embora o uso do IGTV também tenha aumentado em 2020, nem chegou perto do crescimento de seu concorrente. De muitas maneiras, o Instagram continua sendo o lugar de destaque para criadores que desejam tornar a criação de conteúdo uma carreira em tempo integral. Ou seja, esta disputa está longe de acabar!
Uma comparação direta: Tik Tok vs Instagram
O Instagram é quatro anos mais velho que o TikTok e isso, para a mídia social, pode parecer um século. Nesse período, ele reinventou a forma com que fazemos postagem, nos engajamos e aderimos ao marketing de influenciadores.
As principais diferenças entre essas duas plataformas são:
- O Instagram é uma plataforma visual para imagens, carrosséis, stories, vídeos curtos (Reels), vídeos longos (IGTV), streaming (Ao vivo) e etc;
- O TikTok é o canal social de vídeo vertical e de formato curto.
Mas existem muitas diferenças sutis entre o TikTok e o Instagram quando se trata de algoritmos, públicos, engajamento e comércio social. Vem com a gente que mostraremos isso!
Estilo de conteúdo
O Instagram oferece todos os tipos de postagens e foca sua estética no estilo “grade”. Da mesma forma, os algoritmos do Instagram favorecem o histórico de atividade do usuário no aplicativo, alimentando determinados assuntos que gere interesse na pessoa.
Por exemplo, se alguém preferir imagens com determinados temas, assuntos, hashtags etc., o Instagram mostrará mais dessa vertente nas páginas Feed e Explorar da pessoa.
Por outro lado, o TikTok recomenda conteúdos. As pessoas podem alternar entre Seguir e Para você. O primeiro mostra apenas vídeos das contas que um usuário segue, enquanto a página Para você conta com exemplares de uma mistura de contas seguidas e não seguidas.
Dados demográficos
Quando se trata de idade e localização do público, o Instagram atrai um número mais amplo. É o canal preferido da maioria dos Millennials e da geração Z mais antiga. Todavia, o TikTok continua sendo a principal plataforma social para adolescentes e jovens.
Outra diferença importante entre o Instagram e o TikTok é que o Facebook possui e gerência o Instagram. Como resultado, a promoção multiplataforma entre esses dois é perfeita, abrindo caminho para alcançar pessoas de idades totalmente distintas.
Recursos referentes a comércio social
Embora o TikTok tenha engrenado bons acordos comerciais nos últimos tempos, ainda está testando a versão beta da maioria de seus recursos de comércio eletrônico. Dito isso, o TikTok tem potencial para crescimento a curto e médio prazo.
O Instagram continua sendo a principal plataforma de comércio social hoje. Entre seus muitos recursos estão compras no aplicativo, publicidade premium, entre vários outros.
Marketing de influenciadores
O Instagram é o líder no quesito marketing de influenciadores. E isso se deve, em grande parte, à sua longevidade no mercado – além de estar atrelado ao Facebook.
Dito isso, o TikTok é uma rede de criadores de rápido crescimento e com mais opções de engajamento nas redes sociais. Ao contrário da maioria dos concorrentes, o TikTok oferece, além das costumeiras curtidas, comentários e compartilhamentos, opções como:
- Duetos;
- Criando, salvando e reutilizando o áudio original;
- Desafios;
- e etc.
Conclusão: Tik Tok vs Instagram
Colaborar com criadores do TikTok pode conectar você a novos públicos, pois são eles quem orientam as expectativas dos usuários. Se a ascensão meteórica do app já não bastasse, ainda temos os concorrentes tentando imitá-los, com o Instagram Reels e os vídeos curtos do YouTube.
Se é gestor de alguma marca, ao recrutá-los, poderá capturar um público fiel. Os influenciadores do TikTok continuam tendo pouca adesão, por enquanto. Mas, os incríveis recursos de engajamento, suas campanhas verão um alcance incrível e grandes volumes de conteúdo gerado pelo usuário.