Uma comparação direta: Tik Tok vs Instagram

Uma comparação direta: Tik Tok vs Instagram

Tik Tok vs Instagram. Esta é uma briga que, a princípio, parecia fora de cogitação. Mas, o app chinês, que começou com uma porção de vídeos divertidos para dublagens e dança. Tornou-se um fenômeno no cenário digital, e se expandiu para setores como fitness, artesanato, fotos de antes e depois e muito mais.

Já o Instagram, bem antes disso, era o principal canal para os criadores. E embora o uso do IGTV também tenha aumentado em 2020, nem chegou perto do crescimento de seu concorrente. De muitas maneiras, o Instagram continua sendo o lugar de destaque para criadores que desejam tornar a criação de conteúdo uma carreira em tempo integral. Ou seja, esta disputa está longe de acabar!

Uma comparação direta: Tik Tok vs Instagram

O Instagram é quatro anos mais velho que o TikTok e isso, para a mídia social, pode parecer um século. Nesse período, ele reinventou a forma com que fazemos postagem, nos engajamos e aderimos ao marketing de influenciadores.

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As principais diferenças entre essas duas plataformas são:

  • O Instagram é uma plataforma visual para imagens, carrosséis, stories, vídeos curtos (Reels), vídeos longos (IGTV), streaming (Ao vivo) e etc;
  • O TikTok é o canal social de vídeo vertical e de formato curto.

Mas existem muitas diferenças sutis entre o TikTok e o Instagram quando se trata de algoritmos, públicos, engajamento e comércio social. Vem com a gente que mostraremos isso!

Estilo de conteúdo

O Instagram oferece todos os tipos de postagens e foca sua estética no estilo “grade”. Da mesma forma, os algoritmos do Instagram favorecem o histórico de atividade do usuário no aplicativo, alimentando determinados assuntos que gere interesse na pessoa.

Por exemplo, se alguém preferir imagens com determinados temas, assuntos, hashtags etc., o Instagram mostrará mais dessa vertente nas páginas Feed e Explorar da pessoa.

Por outro lado, o TikTok recomenda conteúdos. As pessoas podem alternar entre Seguir e Para você. O primeiro mostra apenas vídeos das contas que um usuário segue, enquanto a página Para você conta com exemplares de uma mistura de contas seguidas e não seguidas.

Dados demográficos

Quando se trata de idade e localização do público, o Instagram atrai um número mais amplo. É o canal preferido da maioria dos Millennials e da geração Z mais antiga. Todavia, o TikTok continua sendo a principal plataforma social para adolescentes e jovens.

Outra diferença importante entre o Instagram e o TikTok é que o Facebook possui e gerência o Instagram. Como resultado, a promoção multiplataforma entre esses dois é perfeita, abrindo caminho para alcançar pessoas de idades totalmente distintas.

Recursos referentes a comércio social

Embora o TikTok tenha engrenado bons acordos comerciais nos últimos tempos, ainda está testando a versão beta da maioria de seus recursos de comércio eletrônico. Dito isso, o TikTok tem potencial para crescimento a curto e médio prazo.

O Instagram continua sendo a principal plataforma de comércio social hoje. Entre seus muitos recursos estão compras no aplicativo, publicidade premium, entre vários outros.

Marketing de influenciadores

O Instagram é o líder no quesito marketing de influenciadores. E isso se deve, em grande parte, à sua longevidade no mercado – além de estar atrelado ao Facebook.

Dito isso, o TikTok é uma rede de criadores de rápido crescimento e com mais opções de engajamento nas redes sociais. Ao contrário da maioria dos concorrentes, o TikTok oferece, além das costumeiras curtidas, comentários e compartilhamentos, opções como:

  • Duetos;
  • Criando, salvando e reutilizando o áudio original;
  • Desafios;
  • e etc.

Conclusão: Tik Tok vs Instagram

Colaborar com criadores do TikTok pode conectar você a novos públicos, pois são eles quem orientam as expectativas dos usuários. Se a ascensão meteórica do app já não bastasse, ainda temos os concorrentes tentando imitá-los, com o Instagram Reels e os vídeos curtos do YouTube.

Se é gestor de alguma marca, ao recrutá-los, poderá capturar um público fiel. Os influenciadores do TikTok continuam tendo pouca adesão, por enquanto. Mas, os incríveis recursos de engajamento, suas campanhas verão um alcance incrível e grandes volumes de conteúdo gerado pelo usuário.

Francisco Nunes

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