Manutenção do notebook: Veja porque e onde fazer

Manutenção do notebook: Veja porque e onde fazer

Muitos usuários esquecem que é importante manter sempre a manutenção do notebook em dia. Isto é, ao fazer a manutenção regular do seu notebook, é possível fazer com que a vida útil dele dure bem mais.

O uso frequente do aparelho pode acabar desgastando as peças e os componentes. Portanto, é necessário que, de vez em quando, seja feita uma limpeza, tanto interna quanto externa. Além disso, é preciso ficar de olho em possíveis problemas de software e hardware.

Continue a leitura deste artigo e entenda tudo sobre a manutenção do notebook para que você possa saber por que fazer e onde fazer.

Anúncio

Os componentes externos precisam de limpeza

Basta entender um pouco de computadores e tecnologia para perceber que todos os componentes externos precisam de uma limpeza regular. Sendo assim, não falamos apenas do teclado e da tela do computador, mas também tudo o que compõe as suas peças internas.

Regularmente a manutenção do notebook deverá ser feita limpando todas as peças que estão por dentro dele. Dessa forma, você evita que o seu notebook sobreaqueça e até queime, perdendo assim peças e comprometendo a vida útil.

manutenção do notebook
Cuide do seu notebook para que ele tenha muitos anos de vida

Peças danificadas precisam ser substituídas na manutenção do notebook

Ao fazer a manutenção do notebook, é possível identificar supostas peças que estejam estragadas. Essas peças podem causar um mau funcionamento do computador e ainda serem prejudiciais a outras.

Por exemplo, se a ventoinha do seu computador estiver estragada, as outras peças podem sobreaquecer e queimar a placa mãe. Desta forma, você pode perder o computador e não terá conserto. Outra peça que tende a danificar bastante é a bateria do notebook.

A manutenção interna faz toda a diferença

Se você tem um notebook, à bastantes anos, sabe que conforme o passar do tempo, ele não é mais o mesmo. Ou seja, o computador que antes era super rápido e fácil de utilizar, começa a ficar travado e bastante difícil de lidar.

A manutenção interna faz toda a diferença nesta parte, pois ela irá fazer uma limpa nos arquivos e talvez até formatar de vez em quando o seu computador para que ele fique mais rápido. Todo e qualquer sistema operacional precisa de manutenção vez ou outra!

A manutenção também cuidará da desfragmentação do seu HD, que precisa ser feita regularmente. Fique atento ás atualizações do Windows ou MacOS. Então não custa nada levar a um profissional que entende e ter certeza de que as coisas ficam bem feitas.

Não tente fazer a manutenção do notebook sozinho, leve a um profissional

Se você precisa fazer uma manutenção no seu computador, não tente fazer sozinho. Claro que formatar o computador ou cuidar de situações mínimas não carecem de ajuda, em alguns casos.

No entanto, quando se trata de desmontar o notebook, as coisas ficam bastante complicadas. O ideal é que você leve para um profissional, pois os notebooks não são como os computadores de torre. As peças são pequenas, super delicadas e frágeis.

Além disso, uma montagem mal feita pode fazer com que o seu computador sobreaqueça e queime. É importante que você esteja atento a todos esses fatores e sempre recorra à ajuda profissional de pessoas que tenham algum tipo de curso na área.

Gostou de entender um pouco mais sobre a importância de cuidar da vida útil do seu notebook? Não deixe de comentar o que achou e de compartilhar com todos os seus amigos.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *