Zamioculcas Como Cuidar dessa plantinha 5 dicas fáceis

Zamioculcas Como Cuidar dessa plantinha 5 dicas fáceis

Para quem não conhece e nem sabe como cuidar, das Zamioculcas, ela tem origem africana, contudo, vive bem em regiões tropicais, como é o caso do Brasil. Seu nome científico é Zamioculcas zamiifolia. Quer cultivá-la em um vaso, por exemplo? Então, saiba que ela crescerá cerca de 70 centímetros.

Com folhas em tons de verde-escuro, bem como caules grossos, tende a ser uma espécie de reservatório de água. Sendo assim, é claro dizer que sobrevive bem à seca, mas nem por isso devemos descuidar. Abaixo, iremos conferir dicas para o dia a dia e a felicidade da planta!

Zamioculcas: Como Cuidar dessa plantinha

A temperatura ideal

A Zamioculca prefere locais frescos, ou seja, vive bem quando as temperaturas ultrapassam os 15ºC. Todavia, corre sérios riscos quando o frio chega. E é nesses momentos que precisará ficar atento e triplicar seus cuidados. Ela tende a levar prosperidade ao lar, portanto, trate-a com amor!

Quando é exposta a algo abaixo dos 5ºC, coloque-a em um cômodo mais quentinho e tranquilize-se, pois ali ela ficará bem, feliz e disposta.

Como regar a Zamioculca

Há uma ‘matemática’ por trás da regada da Zamioculca. Ou seja, caso ela esteja num cômodo onde a luz solar chega com intensidade, é aconselhável ‘jogar’ uma quantidade generosa de água. Caso contrário, tente menos. Mas lembre-se sempre de não exagerar. Se verificar que as folhas estão amareladas, é sinal de hidratação em demasia.

Caso queira mais detalhes veja esse vídeo e aprenda um puco mais, sobre essa planta.

Confira a superfície e espere secar para fazer nova rega. Se estiver na sombra, a frequência, consequentemente, é menor. Tudo porque a atividade vegetativa da planta também diminui. Sobre borrifar água nas folhas em clima seco, não é necessário! Então, fique despreocupado.

Zamioculcas Como Cuidar
Zamioculcas bem cuidada

Como saber solo ideal para Zamioculca

Os cuidados com as Zamioculcas não são tão difíceis. Veja a questão do solo, assim como os diferentes tipos de cactos, elas se dá bem em qualquer um. Mas tem um favorito: terra leve, macia, bem drenada e com húmus trará felicidade à planta. Dê boa drenagem e muito a mor e ela se desenvolverá sem problemas.

Sentiu que ela não está crescendo? Talvez seja falta de irrigação do solo. Para fazer essa verificação, coloque o dedo bem fundo na terra e confira se a mesma ainda está úmida. Caso a resposta seja negativa, pegue seu regador e deixe o local apenas úmido. Como diria a música: “água demais mata a planta”.

Adubos e substratos para Zamioculca

Nos meses de primavera e verão fortaleça a Zamioculca, acrescente fertilizante líquido. Desta forma, as plantas irão conter mais:

  • nitrogênio;
  • fósforo;
  • potássio;
  • magnésio;
  • manganês;
  • ferro;
  • cobre;
  • boro;
  • molibdênio e;
  • zinco.

Para que este tratamento faça efeito, dilua essa solução na água que usa para fertilização e coloque na planta. Uma vez por mês já é o suficiente para conferir o crescimento e a maior qualidade de vida, mesmo que ela fique em um espaço com pouca luz.

Ela é super companheira e cairá bem na decoração do seu quarto, sala, cozinha e quintal.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *