Decoração de sala: 12 dicas incríveis que fazem diferença

Decoração de sala: 12 dicas incríveis que fazem diferença

A decoração de sala pode ser muito mais fácil do que você pensa. É escusado afirmar então que cada decoração deve ser única e representar o seu criador. Afinal, ter uma casa com a sua cara é com certeza uma vantagem!

Anúncio

Sendo assim, existem algumas dicas para a decoração de sala que fazem toda a diferença e podem melhorar bastante a sua experiência. Quando nos prendemos em uma caixinha e não ouvimos conselhos externos, podemos acabar perdendo grandes dicas.

Portanto, se você quer uma linda sala, com decorações incríveis e bastante bom gosto, continue a leitura do artigo. Aproveite as 12 dicas incríveis que fazem diferença na decoração de sala!

Anúncio

1 – Decoração de sala: escolha a paleta de cores que é a sua cara!

A sala de estar é o cartão de visitas da casa de qualquer pessoa. Sendo assim, é mais que importante ter uma paleta de cores que combine com a sua personalidade. Este ambiente deve ser leve visualmente e transmitir a sua essência.

Ao escolher a paleta de cores é importante identificar qual é o seu estilo de arquitetura e decoração. Você pode utilizar diversas referências para isso. Indicamos o uso do Pinterest que tem fotos de diversos ambientes disponíveis para que você se inspire!

2 – Escolha um mobiliário dentro do seu estilo para decorar à sala

As mobílias são extremamente importantes em uma decoração. Dessa forma, é importante que, ao escolher os detalhes da sua casa, a mobília esteja inclusa. Pesquise referências do seu estilo de decoração.

Existem diversos estilos como: Boho, industrial, moderno e muitos outros. Basta saber com qual você se identifica e procurar encaixar as mobílias nesses parâmetros.

É importante que você saiba que a harmonia é tudo numa decoração, logo, misturar estilos de decoração deve ser algo cauteloso. Faça-o com cuidado para não tornar aquela decoração demasiado pesada.

3 – Um ambiente vazio é um ambiente chique

Eu sei que muitas pessoas querem cada vez mais entulhar decoração e mais decoração na sala achando que ficará perfeito. No entanto, pelo contrário. Quanto mais vazio for o seu ambiente, mais chique e harmônico ele será considerado!

Na decoração de sala, e até mesmo das casas em si, o menos é mais! Quanto menos poluição no ambiente, mais a sala de estar poderá ser chique e bonita, harmonizando assim. Especialmente para salas pequenas.

Além disso, é interessante obter uma sala de estar integrada com a cozinha. Esse modelo dito como “Americano” faz bastante sucesso e traz uma sensação de familiaridade, expansão e beleza!

4 – Saiba como serão os revestimentos da parede e piso

Após as etapas anteriores, provavelmente você já tem uma paleta de cores. Sendo assim é extremamente importante ter em mente de que serão revestidas as paredes e o piso da sua sala de estar.

Além disso, esteja ciente que o revestimento deve combinar com a decoração e o estilo decorativo escolhido previamente. O marmorizado, por exemplo, traz um aspecto mais clássico e chique para a sua sala. Assim como o porcelanato.

Sendo assim, lembre-se, os revestimentos devem combinar com tudo o que foi escolhido previamente!

5 – Escolha a marcenaria após o revestimento

Um erro comum das pessoas que estão montando a sala de estar do zero é escolher a marcenaria antes do revestimento. Na verdade, essa não é uma boa maneira de fazer as coisas, visto que prende muito a pessoa a certos tipos de parede ou piso.

Se você escolher uma mesa de madeira escura, por exemplo, precisará ter revestimentos que combinem e vice-versa. É mais fácil escolher depois do revestimento, assim você não terá tanto trabalho tentando combinar as coisas. Além disso, escolher após os revestimentos deixará a sala mais fácil de ser programada.

decoração de sala
Sala com piso em madeira, ampla e bem aberta

6 – Jamais coloque estampas florais nos conjuntos de mesa

Vamos combinar que as cadeiras com estampas florais remetem a tempos mais antigos. Normalmente, na busca de uma casa e uma sala de estar mais elegantes, é sempre importante optar pelos lisos. Jamais por estampas nos móveis.

As cadeiras de jantar devem ser sempre o mais “clean” possíveis, isto é, quanto menos informação, melhor. Lembra? Menos é mais na decoração de uma casa e isso se aplica a tudo!

7 – Não use o aparador com espelho

Em diversos lugares do Brasil é comum visualizar casas que utilizam os conjuntos de aparador com espelho. Isso é mais comum do que pensamos e pode ser bastante característico.

Esse tipo de aparador pode deixar o ambiente demasiado poluído. Optar por colocar no lugar do espelho um conjunto de quadros poderá deixar a casa mais elegante.

No entanto, caso você queira o espelho, opte por espelhos longos que vão até o topo da parede, que não tragam volume para a frente, espelhos finos. Estes irão dar a impressão de que a sala é maior e mais decorada.

8 – Diga não às estantes que ocupam toda a parede!

Estantes são legais, elas podem armazenas diversas mobílias e itens, no entanto, não devem ocupar toda a sua parede. Esse tipo de estante acaba por fazer o ambiente parecer menor, ocupando muito espaço.

Dessa forma, o ideal é ter cautela na hora de colocar coisas tão grandes em nosso ambiente, que retiram a profundidade e podem deixar toda a tenção por lá. Além disso, ter apenas o painel da TV deixará a sua sala bem mais bonita.

Como digo e repito, o menos é mais nas decorações, logo, todo o cuidado é pouco para oferecer um ambiente bonito e repleto de aconchego.

9 – Decoração de sala: não use conjuntos de sofás

A verdade é que já a algum tempo os conjuntos de sofá saíram de moda. Sabemos que a maioria das pessoas adora este tipo de conjunto, no entanto, eles preenchem a sua sala desnecessariamente e não combinam bem com a decoração.

Muitas pessoas ainda vendem esse tipo de móveis, mas eles não estão na moda e nem mesmo deixam a sala mais chique. Compre um sofá mais singelo e opte por compor a sala com poltronas.

Ficará muito mais simples, minimalista e bonito se você souber exatamente onde colocar cada uma das decorações da sua sala!

Ambiente amplo
Ambiente amplo, minimalista, mas com conjunto de sofás

10 – Mescle texturas e materiais

Uma sala muito igual poderá fazer com que você tenha um ambiente extremamente monótono que não combine muito com a sua personalidade. Além disso, diferenciar nos materiais pode ser uma forma de implementar na decoração.

A decoração de uma sala deve ser amplamente pensada, tendo em conta uma mescla de diferentes tipos de ideias que combinam entre si. Por exemplo, certamente colocar um sofá de tecido e poltronas com toques de madeira ficaria legal.

São imensas opções para deixar a sala ainda mais bonita e harmônica! A mescla de texturas mais aparentes também pode ser uma excelente forma de fazer a decoração da sala funcionar melhor.

11 – Pense na iluminação do ambiente

É muito importante, em qualquer ambiente, ter luz. Não só para o seu conforto, mas também para deixar a sua sala mais bonita, visível e receptiva. Uma área que recebe tantas visitas merece um ambiente aconchegante.

A luz deve ser tanto natural quanto artificial. Isto é, deverá haver opções de luz artificial que iluminem bem o suficiente, no entanto, a luz natural deve predominar durante o dia.

Uma excelente forma de expandir a luz da sua sala é ter janelas grandes, sempre com as cortinas abertas (ou com cortinas claras e mais transparentes).

12 – Por fim, os objetos decorativos merecem atenção

Até agora falamos muito de dicas estruturais para você implementar na decoração da sua sala. No entanto, escolher bons objetos decorativos fará toda a diferença na decoração final.

Opte por colocar quadros combinados, pufes com cores que estejam na sua paleta de cores. Inclusive uma excelente ideia é combinar as almofadas do sofá com a paleta de cores escolhida.

O céu é o limite quando se fala de decorações. Pequenos objetos em cima dos aparadores ou do móvel da TV também fazem toda a diferença. E claro, jamais esqueça das plantas, que dão uma beleza a qualquer decoração de sala.

Mas e então, o que achou sobre as nossas dicas incríveis de decoração de sala que irão mudar o seu ambiente? Comente e compartilhe com todos os seus amigos, assim todos poderão ter um ambiente legal como o seu!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio