O que é logotipo: E por que você deve ter um? Veja

O que é logotipo: E por que você deve ter um? Veja

Você saberia me responder o que é logotipo? Se a resposta foi ‘não’, fique tranquilo! Pois explicaremos isso e muito mais a partir de agora!

O que é um logotipo?

A princípio, os logotipos são imagens, textos ou formas que retratam o nome e o propósito de um negócio. Mas, pode e deve ser mais que isso. Então, também tem a ver com:

  • A história de uma empresa, transmitindo a mensagem da sua marca;
  • Estabelecimento de conexão emocional com seu público-alvo;
  • E, enfim, fazer com que a marca se fixe na mente do cliente.

O que é logotipo

O que faz um logotipo se destacar?

Deve ser apropriado para o público

Os melhores logotipos não são os mais chamativos, lembre-se disso. Todavia, tem a ver com aqueles que dialogam com seu público-alvo. Além disso, representa sua empresa, e também as pessoas com quem você fala. Por exemplo: não dá para usar cores brilhantes para o setor funerário, enquanto, a tonalidades de cinza-escuro para a decoração de uma festa infantil.

Anúncio

Deve ser fácil de ler

Se seu público-alvo for forçado a decifrar o que seu logotipo significa, você errou! Eles irão sumir mais rápido do que imagina. Portanto, certifique-se de que ele pode ser facilmente entendido com apenas uma olhada.

Deve ser diferente

Inspirar-se nas tendências do setor é sempre um bom ponto de partida. Mas o objetivo de um logotipo é diferenciar sua marca da concorrência. Quanto mais distante de tudo que há no mercado, melhor.

Deve ser ‘mutável’

Seu logotipo será colocado em destaque em vários canais e em tamanhos variados. Por isso, os melhores exemplares são aqueles que podem ser facilmente dimensionados para atender a qualquer necessidade de marca que você possa encontrar.

Por que você deve ter um logotipo?

Para chamar atenção

Os períodos de atenção são curtos hoje em dia. Então, do jeito que as coisas estão, as empresas têm cerca de 2 segundos para convencer os clientes em potencial de que seus produtos merecem qualquer consideração.

Um logotipo pode atrair e comunicar os valores centrais de uma empresa. Esse curto período de atenção pode funcionar a seu favor, se tiver uma imagem sólida para falar por sua empresa.

Causa uma forte primeira impressão

Um logotipo é a primeira apresentação de uma empresa aos consumidores. Se bem projetado, desperta o interesse dos interessados e os convida a conhecer mais sobre a empresa. Caso contrário, acabou de afastar uma base em potencial.

Você oferece bolsas femininas? Seu logotipo apresenta sua empresa como uma autoridade em seu espaço profissional? Avalie isso!

É a base da identidade da sua marca

Uma marca de sucesso que esteja em lojas físicas, em e-commerces ou em apps, pode contar uma história que influenciará as emoções dos clientes. Embora, seja verdade que o design do logotipo, passe apenas uma parte disso, serve como base para toda a narrativa sobre a qual é construída.

Cores, tons, fontes – tudo isso é determinado por aquilo que está tentando contar, e seu logotipo prepara o cenário para essa história. Esses elementos irão para todos os seus materiais como:

Enfim, entendeu melhor o que é logotipo e por que precisamos de uma? Então, deixe seu comentário para sugestão de tema futuro!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *