Ler livros online gratuitos: 5 sites que você pode usar

Ler livros online gratuitos: 5 sites que você pode usar

Ler livros online gratuitamente é o sonho de vários leitores que não tem possibilidades de pagar por livros físicos. Por mais que diversas pessoas tentem democratizar a leitura, infelizmente, para alguns cidadãos, ela ainda é de difícil acesso.

No entanto, já existem diversos sites e aplicativos que permitem a leitura de livros digitais totalmente gratuitos. Já pensou em poder ler pelo seu celular ou computador, a qualquer hora, sem ser cobrado por nada? Ler aquele livro que custava mais de 40 reais, sem nenhum custo? Seja você estudante ou não, aproveitar a leitura é muito bom!

Hoje nós iremos falar de 5 sites que permitem a leitura de livros totalmente gratuita. Facilitando assim o acesso de pessoas que não têm tantas possibilidades ou pessoas que querem poder ler em qualquer lugar e a qualquer hora. Continue a leitura do artigo e saiba como ler livros online e sem custos!

Anúncio
ler livros online
Ler é importante e deve ser possível para todos!

Google Livros para ler livros online

Não tão popularizado entre a maioria das pessoas, o Google Livros é uma excelente plataforma para a pesquisa de livros gratuitos. Para que você entenda melhor, iremos explicar do que se trata.

Basicamente, o Google Livros é como a barra de pesquisas do Google. No entanto, todas as pesquisas que você fizer irão se referir a livros. Se você quer ler um título em específico, basta colocar na barra de pesquisas o título, autor ou até mesmo algumas palavras que sejam relacionadas à obra.

Você pode acessar as edições dos livros totalmente online, não irá precisar fazer nenhum tipo de download e poderá facilitar muito mais a sua leitura. Além disso, não se preocupe, essa forma de ler livros é totalmente legal e tem o consentimento dos autores.

Biblioteca Digital de São Paulo

A fim de fazer com que a leitura seja gratuita para várias pessoas, a Biblioteca Digital de São Paulo deseja e faz com que diversas pessoas consigam acessar o seu acervo online. Por lá, você consegue encontrar títulos de todos os gêneros e todas as necessidades que tiver.

Além disso, essa biblioteca não é apenas para estudantes, podendo você ler diversas obras diferentes. Ela funciona da mesma forma que as bibliotecas reais, ou seja, após finalizar a leitura do seu livro online, será necessário devolvê-lo. Então ele não foi dado, apenas emprestado.

Você pode pegar até 2 obras por cada 15 dias na Biblioteca Digital de São Paulo. Após as leituras, deverá devolver os livros para pegar mais. A fim de fazer qualquer empréstimo de livro, é necessário ter cadastro em site. Todos os livros estão disponíveis na íntegra e são de fácil acesso.

Fora todas essas funcionalidades que fazem com que os livros cheguem às mãos de diversas pessoas em todo o Brasil, a Biblioteca Digital de São Paulo ainda permite que as pessoas consigam reservar os seus livros, organizar listas, adicionar aos favoritos e até compartilhar com todos os amigos!

Ler livros online na Biblioteca Brasiliana Guita José Mindim

Muitas vezes o que procuramos não é apenas um livro. Para fazer trabalhos científicos ou artigos, é necessário ter inspirações. Por isso, a Biblioteca Brasiliana Guita José Mindim também empresta a você artigos, documentos históricos e várias galerias de fotos.

Por lá, é possível consultar qualquer livro de forma gratuita. Se necessitar fazer uma consulta, basta pesquisar pela palavra-chave relacionada à obra. No entanto, pesquisar pelo nome do autor e pelo título do livro também funciona.

Para os mais preguiçosos, não há problema. Não é necessário fazer cadastro para acessar os arquivos. Ou seja, além de ser útil, é uma biblioteca de fácil acesso. Se você quer ler fora de casa e não quer gastar a sua internet, essa biblioteca permite que você faça o download do arquivo.

No entanto, esteja atento, apesar de ser possível fazer o download do arquivo através dessas bibliotecas digitais, não se deve comercializar nenhum conteúdo das mesmas. Sendo assim, você apenas pode utilizar esse conteúdo para uso pessoal.

Libivox: Livros para quem não quer ou não pode ler

O site Librivox permite que você escute qualquer livro em formato de audiobook. Essa plataforma é gratuita e promete incluir pessoas que tem deficiência visual. Além disso, a democratização da leitura vai muito além de apenas poder monetário.

O site apenas tem disponibilidade no idioma inglês, no entanto, vários conteúdos que estão disponíveis e foram hospedados estão em português. Permitindo assim que você possa escutar livros de todo o Brasil facilmente sem problemas.

Da mesma forma que as outras bibliotecas virtuais, para que você encontre tudo o que necessita, basta pesquisar pela palavra-chave do livro, autor ou até mesmo título da obra. Não deixe de visitar esse site que é tão inclusivo e também é uma ajuda para os mais preguiçosos.

ler livros online
Os livros também podem ser ouvidos, que tal experimentar?

Wattpad: Livros feitos por outras pessoas

Para quem é mais ligado em histórias autorais criadas por fãs ou por pessoas que não lançaram ainda os seus livros oficiais, o Wattpad é o lugar certo. Por lá, você pode criar os seus próprios livros ou ler histórias de outras pessoas.

Esse website se destaca pela diferença. Afinal, por lá não estão os autores conhecidos e renomados, apenas pessoas que gostam de compartilhar a sua escrita com as outras de forma gratuita. Se você é uma dessas pessoas, poderá aderir à comunidade e inclusive, escrever os seus próprios livros através de postagem de capítulos.

Além disso, ele tem aplicativo para celular e é bastante útil! Não deixe de experimentar ler bastante sempre que possível, faz bem ao conhecimento e à mente!

Mas e aí? Conta para a gente, você vai começar a ler mais? Agora não existem desculpas para não ler aquele livro que você sempre quis comprar, mas não tinha dinheiro! Compartilhe esse artigo com todas as pessoas que você conhece para que elas também saibam dessa dica!

 

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *