Qual o custo para tirar o CRECI? Veja Tudo Sobre Assunto

Qual o custo para tirar o CRECI? Veja Tudo Sobre Assunto

Está pensando em se tornar um Corretor de Imóveis? Se caso este seja seu sonho, ou está pensando em migrar para esta área. Você terá de preencher alguns requisitos mínimos, e vamos te explicar o custo para tirar o CRECI neste texto!

O que é o CRECI e qual sua importância?

Primeiramente você deverá saber o que é o CRECI. Nada mais nada menos ele é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Sendo ele o órgão fiscalizador e credenciador para exercer na área. Sendo assim, você deve estar credenciado nele.

Se você deseja exercer a profissão de corretor. Terá de ter seu registro regularizado junto ao CRECI e estar em dia com todas as suas anuidades. Por ele ser o órgão determinado para fiscalizar todas as operações, caso você exerça sem registro poderá ter punições e questões jurídicas.

Anúncio

Não é permitido no Brasil atuar na intermediação de venda de imóveis sem o devido registro e credenciamento junto ao CRECI.

Como faço para tirar o CRECI?

Poucas pessoas sabem, porém a profissão de Corretagem de Imóveis é regulamentada por lei! Mais precisamente a Lei (nº 6.530, de 12 de maio de 1978). E caso você tenha interesse em atuar neste ramo, o curso técnico para formação é o TTI, conhecido como Técnico em Transações Imobiliárias.

Mas, vale lembrar que só podem cursar esta profissão, pessoas que tenham o ensino médio completo e sejam maiores de 18 anos. E após a conclusão deste curso. A pessoa poderá ir a delegacia do CRECI mais próxima de sua casa. E por fim, solicitar o seu registro junto ao CRECI.

O Curso Técnico de Transações Imobiliárias pode ser exercido à distância por EAD ou presencialmente. Porém, após a conclusão é necessário que se faça um estágio para receber o certificado para se credenciar junto ao CRECI.

No momento em que você iniciar o curso técnico, poderá solicitar junto ao CRECI da sua cidade. Por meio da instituição em que você faz curso a sua carteira de estagiário. Dependendo da instituição o curso pode ir de 3 a 12 meses. E se você quer seguir carreira universitária, o curso terá duração de 2 a 4 anos dependendo da instituição que você escolher.

A partir do momento que escolher a instituição e o curso, o aluno terá contato com informações da legislação atualmente vigente para as transações imobiliárias. Além de outras matérias como contabilidade, noções financeiras e etc…

Se o seu curso é EAD, e sua instituição não ajuda na obtenção da carteira de estagiário. Então, você poderá acessar o site do CRECI e fazer a sua solicitação, baixe, imprima e preencha os formulários. Em seguida, leve até a Delegacia Regional do CRECI da sua cidade ou em uma cidade grande mais próxima. Pois, elas estão em diversos municípios espalhados pelo Brasil.

Afinal quais os valores cobrados para tirar o CRECI?

Se você deseja solicitar a sua carteira de estagiário, terá de pagar o valor cobrado de R $297 reais. Após você aluno terminar o curso de TTI, poderá solicitar junto ao CRECI o seu registro. Porém, neste caso, o pagamento para ter o seu número de registro definitivo é de R $600 reais, e a anuidade paga para renovar é de cerca de R $1300 reais.

Leia também, Países onde o real vale mais em 2022

O Corretor que tem o CRECI atrasado pode trabalhar?

Se você conhece algum corretor de imóvel que está atuando no mercado. Procure pedir o CRECI dele e verifique se é realmente existente e está em nome dele. Caso não, avise-o, pois isto é um crime e ele poderá sofrer as sanções legais.

O Corretor só pode atuar legalmente na profissão e na intermediação de compras e vendas, aluguéis e lançamentos. Somente após estar com o seu CRECI devidamente regularizado. Caso o seu corretor não esteja enquadrado, recuse fazer transações com ele.

Dependendo do estado onde você reside, caso não esteja em dia com o seu CRECI. Certamente seu nome poderá ser incluído nos órgãos de proteção de crédito ao consumidor. Como, por exemplo: Serasa, SPC, SCPC, Quod. Bem como poderá ser inscrito na dívida ativa e correr o risco de execução fiscal na justiça e ainda perder seu registro profissional.

Sendo assim, esteja sempre em dia com o pagamento do CRECI! Pois, evitará muita dor de cabeça com seus clientes e empresas ao qual você é associado.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *