Como cuidar de gatinhos filhotes: Siga essas 9 dicas

Como cuidar de gatinhos filhotes: Siga essas 9 dicas

Como cuidar de gatinhos filhotes? Essa é a pergunta da maioria dos tutores que acabam de adotar esses lindos bichinhos felinos. Se você adotou um gato, provavelmente está totalmente perdido nos cuidados. No entanto, estamos aqui para te dar uma mãozinha nessa tarefa!

Os animais de estimação podem ser muito bonitos, e desde já excelentes companheiros. Todavia, é importante saber como cuidar deles, pois são parte da família. Além disso, os animais requerem cuidados especiais que você provavelmente desconhece.

Os gatinhos filhotes podem ser sensíveis e brincalhões, sendo assim devem ter redobrada atenção em cima deles, afinal não queremos que se machuquem! Continue a leitura e aprenda como cuidar de gatinhos filhotes da melhor forma!

Anúncio
Como cuidar de gatinhos filhotes
Gatinhos filhotes são sempre fofos!

O que saber sobre os gatos antes de cuidar

Antes de você decidir adotar um gato, ou até começar a conhecer o seu bichinho felino é importante saber das suas características. Bem, saiba que se a sua preocupação é a higiene do animal, está tudo bem! Uma curiosidade sobre os gatos é que eles são auto limpantes, não precisam de banho e mesmo assim são muito mais limpos do que os cães.

Naturalmente eles aprendem a fazer as necessidades na caixa de areia, sem muito esforço. Todavia é necessária orientação do tutor. Além disso, precisam que você os deixe ter espaço, afinal são bichinhos muito mais independentes.

Agora que você já conhece os felinos, que tal irmos direto para as dicas de como cuidar de gatinhos filhotes? Continue a leitura!

1. Deixe sempre uma caixa de areia à disposição

Os gatos filhotes, assim como os adultos, fazem as suas necessidades na caixa de areia. No entanto, é preciso que eles aprendam desde cedo. Apesar de ser algo natural para eles, é necessário manter a caixa limpa e sempre perto do gatinho para que ele aprenda.

É importante que a caixa seja de fácil acesso para o felino. Além disso, os gatos que não têm caixa podem passar dias e dias sem fazer necessidades. Prender as necessidades pode ocasionar graves problemas de saúde, e não queremos isso, não é?

2. Faça com que o seu gato beba água

A maioria dos felinos ama tomar água. Apesar de não gostarem de mergulhar nela, os gatinhos adoram beber água limpa e fresca. Portanto, ao adotar um gatinho é importante estar sempre renovando a água. Além disso, seria importante e eficiente espalhar diversas tigelas pela casa, para que o gatinho consuma.

Além do mais, é importante deixar a água e a ração afastadas, visto que o animal pode perder a vontade de beber água caso sinta o cheiro de ração. É extremamente importante que os gatinhos aprendam a ter este instinto de tomar água. Uma boa ideia é comprar fontes que façam com que o gato tenha vontade de tomar água.

3. Cuidados ao oferecer ração – Como cuidar de gatinhos filhotes

Como a maioria dos animais domésticos, os gatos consomem ração. No entanto, existem algumas especificações que devem ser seguidas na hora de alimentar o seu filhote felino. A primeira delas, com certeza, é alimentá-lo com uma ração específica para a sua idade.

Ou seja, os gatos filhotes devem consumir uma fação própria para filhotes! Rações são feitas com os nutrientes necessários para cada tamanho e faixa etária, logo sobre dosar um filhote com uma ração adulta pode atrapalhar o desenvolvimento.

Outra questão importante se refere à forma como você serve a ração. É comum adotar gatos filhotes muito cedo, ou então até recém-nascidos. Caso o seu gato seja recém-nascido, nada melhor do que o leite materno ou substitutos receitados por veterinário.

No entanto, gatos filhotes que ainda não conseguem mastigar devem ter uma ração molinha. Sendo assim, o ideal é que você aqueça um pouco de água morna e misture à ração, fazendo assim uma papinha e servindo ao gatinho! Por fim, deixe sempre o comedouro cheio, não é necessário regrar a ração, pelo menos para os bebês.

Como cuidar de gatinhos filhotes
Gatinhos devem comer o que necessitam.

4. Os gatos não podem andar livremente – Como cuidar de gatinhos filhotes

Gatinhos filhotes devem ter o espaço restringido para evitar acidentes e também para que eles ganhem confiança em sua casa. Com poucos meses, qualquer filhote não tem noção do perigo que o mundo pode oferecer, portanto, é ideal que você cuide dele.

Fique de olho no seu filhotinho e jamais o deixe solto pela casa, muito menos pela rua. Os gatos são muito atentados e podem querer apontar peripécias, além disso, podem estragar os objetos da casa ou até engolir algo.

5. Veja as suas janelas e prepare o seu lar – Como cuidar de gatinhos filhotes

Os gatos são altamente inteligentes, no entanto, ainda assim cometem loucuras. É comum que os gatos adorem ficar na janela ou até se enfiar em lugares pequenos. Mas eles podem se desequilibrar, e especialmente os bebês, podem não estar prontos para certos ambientes.

É muito importante vedar as janelas, principalmente quando se mora em prédios. Além disso, objetos pequenos ou cortantes jamais devem estar ao alcanço do felino. Quanto a móveis que possam ser estragados, cuidado, eles adoram arranhar as suas coisas!

6. Leve ao veterinário regularmente e também vacine

Os animais bebês, precisam ainda mais do acompanhamento veterinário. Isto é, o seu gatinho precisa de alguém que o acompanhe a consultas regulares para ver se o desenvolvimento está indo bem. Além disso, caso você more num país em que é obrigatório colocar o chip no animal, faça-o assim que possível.

Por exemplo, em Portugal, é obrigatório colocar um chip em todos os animais de estimação. Prevenindo abandonos e também facilitando encontrar em caso de fuga. Os gatos são altamente atentados e caso fujam, precisam ser achados facilmente.

Outra coisa que você precisa ter em mente é que as vacinas do seu gato devem estar em dia. Elas previnem um monte de doenças que podem ou não atacar seu felino!

7. Brincar com o seu gato é de suma importância

Os gatos são brincalhões, disto, nós já sabemos. No entanto, é necessário alimentar essa vontade no animal. Brincar com o seu gato filhote pode fazer com que ele se acostume a ter você por perto. Além disso, as brincadeiras tornam o gato mais dócil quando chegar à idade adulta.

Fora que os gatos precisam ter alguns brinquedos. Nem que seja uma caixa de papelão. É importante também, caso você tenha possibilidades financeiras, investir em um arranhador. Assim os gatos não vão querer atacar os seus móveis!

8. Nada de deixar o gato sozinho em casa – Como cuidar de gatinhos filhotes

Durante o primeiro ano de vida do animal, não é nada correto viajar e deixar o gato sozinho. Além disso, até para o trabalho é complicado. Se você trabalha muito, se certifique de arranjar outro gato para fazer companhia ou de pelo menos ter um ambiente adequado para o animal passar o dia.

Os gatos são mais selvagens e precisam criar um vínculo com a família. Portanto, ficar sozinho nunca é uma boa escolha. Isso pode torná-los demasiado independentes e ainda trazer riscos à saúde e integridade física do bichinho de quatro patas.

9. OS GATOS NÃO TOMAM LEITE!

Eu sei que você provavelmente foi criado achando que os gatos amam leite. Além disso, deve achar com base nos desenhos animados que eles podem se beneficiar com esse alimento. Não se engane! Os gatos não tomam leite e podem ter muitos problemas por conta do leite.

Com a exceção do leite materno de suas mães, os gatos não devem tomar outros leites, principalmente o leite de vaca. Assim como os seres humanos e os cachorros, sendo naturalmente intolerantes a lactose (uns mais, outros menos), por não possuírem a enzima lactase (que digere o leite).

Ou seja, oferecer leite aos felinos pode ocasionar diarreias, vômitos e se em excesso até a morte. Portanto, é importante que você não ofereça este alimento, principalmente aos filhotinhos. Além disso, dietas caseiras para o animal devem ser feitas junto a um veterinário ou nutrólogo animal.

Mas e então, o que você achou sobre o artigo? Não deixe de ter extremo cuidado com os seus novos filhotinhos, eles são frágeis! Compartilhe o artigo com os seus amigos e comente o que achou à cerca das informações que foram passadas! Muito obrigada pela leitura.

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *