Cão filhote: 10 coisas que você deve ensiná-lo de pequeno

Cão filhote: 10 coisas que você deve ensiná-lo de pequeno

O cão filhote, com certeza, é um bichinho extremamente apaixonante, que faz qualquer um derreter os corações. No entanto, esses animais necessitam, sim, de um cuidado extremamente minucioso.

Cães podem ser animais desobedientes e por isso precisam ser ensinados desde cedo a fazer a coisa certa. Isso vai desde não destruir a casa, até fazer as necessidades no lugar certo e por isso você deve ter alguns truques para ensinar o seu cachorro a não te desobedecer.

Após ler esse artigo, você vai sair totalmente esclarecido acerca das coisas que deverá ensinar ao seu bichinho canino. Jamais deixe de colocar em prática coisas interessantes e úteis como essas que iremos falar hoje. Vamos fazer o seu cão filhote ficar obediente? Continue a leitura!

Anúncio
cão filhote
Dicas de educação para cães

1 – Acostume o cão filhote ao seu toque

Alguns cães filhotes acabam sendo mais agressivos que outros. Independentemente da agressividade, é importante que você o eduque desde cedo. Sendo assim, o cachorro deve acostumar-se ao seu toque.

Isso não serve apenas para as raças, que são mais bravas, como os pinschers. Esse tipo de educação deve vir de berço para qualquer tipo de cachorro para que ele se acostume. Uma dica muito útil é fazer com que o cão permita que você passe a mão em seu focinho.

Você tem que habituar o cachorro a passar a mão em seu rosto e seu focinho sem que ele se afugente. Dessa forma, ele entenderá que não existe perigo na sua mão e não irá te atacar. Além disso, é importante que você não deixe seu cachorro latir para todo mundo. Assim pode ser que ele se acostume com as pessoas.

2 – Não grite com o cão adulto ou filhote

Independentemente da idade do cachorro, não é legal gritar com eles. Os cachorros não entendem o que você diz, então quando você grita, ele apenas pensa que você não gosta dele. Bater e gritar com seus cachorros é a pior coisa que pode fazer.

Ao brigar com os cachorros, você cria uma insegurança neles e assim podem pensar que você não é tão confiável quanto eles achavam. Além disso, a fidelidade do cachorro é tão grande que ele pode se sentir mal e insuficiente para você. Muitas vezes os cachorros só fazem peripécias para chamar atenção.

3 – Não ensine o seu cão a passear antes das vacinas

Caso você não saiba, os cães filhotes precisam tomar algumas vacinas essenciais para que não peguem males facilmente. Então, antes de você poder levar o seu cachorro para passear, certifique-se que ele vai ao veterinário e toma todas as vacinas necessárias.

Além disso, um cão filhote apenas pode tomar banho após essas mesmas vacinas. Afinal, esses animaizinhos podem estar muito frágeis enquanto ainda são pequenos. Portanto, é importante que você tenha todo esse cuidado antes de fazer qualquer uma dessas coisas.

4 – Cachorros de porte pequeno são fofos, mas não devem estar sempre no colo

Os cachorros de porte pequeno ou até mesmo seus filhotes, são bastante fofos e você pode querer carregá-los no colo para todo lugar. No entanto, fazer isso pode prejudicar o desenvolvimento do seu cão, fazendo com que ele não seja independente.

É preciso que você acostume o seu cachorro a andar sozinho e a fazer as coisas sozinho. Afinal, a superproteção é totalmente contra o instinto canino. Os cachorros precisam ter a sua própria Independência para poderem fazer as suas necessidades básicas e também saberem o que precisam.

5 – Recompense atitudes positivas

Como os cachorros não entendem a nossa linguagem, é importante que você saiba recompensar as atitudes positivas que eles têm. Ou seja, se você está tentando ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo e ele realmente fizeram as necessidades no lugar certo, você pode dar um petisco.

No entanto, dar muitos petiscos pode não ser saudável, então a recompensa mais legal que você pode oferecer de vez em quando é o seu carinho e a sua atenção. Ao dar atenção ao cachorro, ele se sentirá muito mais recompensado do que se estivesse comendo. Pode ter certeza.

cão filhote
Recompense seus bichinhos!

6 – Ensine a fazer as necessidades no lugar certo

É importante ensinar os cachorros a fazerem as necessidades no lugar certo. E sim, a tarefa pode ser um pouco difícil, especialmente se eles forem teimosos. No entanto, para você fazer isso, deverá executar as ações que eu vou explicar desde a tenra idade.

O ideal é que você dê comida e água ao seu cachorro em uma hora específica e espere que ele faça as necessidades. Acompanhe e fique com ele durante pelo menos 30 minutos. Depois que ele fizer as necessidades, você poderá recompensar.

Se o cachorro não conseguir, espere um pouco e leve-o novamente. O importante é que você restrinja o espaço do cachorro e esteja sempre ao pé dele enquanto ele faz as necessidades. Além disso, a comida deve ser restringida e oferecida nos horários corretos. Já a água deverá estar à disposição.

Se você observar que o seu cachorrinho está tomando muita água, provavelmente ele irá fazer xixi em breve então é interessante ficar de olho. Jamais deixe o cachorro preso em um espaço para ele fazer as necessidades sozinho.

O cachorro pode sentir medo e inclusive, não sentir interesse nenhum em fazer as necessidades. Se for um cachorro mais nervoso, poderá destruir os resguardos ou jornais e não fazer nada. Danos como esse podem ser irreversíveis na educação do cachorro.

7 – Não acostume a ir apenas 3 vezes ao dia fazer necessidades

Também relacionado às necessidades do cachorro, é importante que você nunca leve o seu animal para passear a fim de fazer as necessidades. Ou seja, se você mora em um apartamento, por exemplo, não deverá levar o seu cachorro 3 ou 4 vezes ao dia na rua, fazer necessidades.

Isso não faz bem para a saúde do cachorro e nem mesmo para ele, afinal, pode causar ansiedade nos pequenos e ainda fazer mal por segurar a necessidade até a hora do passeio. Esse tipo de educação não é certa e pode acarretar prejuízos para a vida do cão filhote ou adulto.

8 – Ignore para repreender o cão filhote

Para repreender o seu cachorro, é mais fácil ignorá-lo. Ao ignorar o cachorro, esse é o pior castigo que pode existir, pois eles gostam de atenção. Então quando você o ignora, ele sabe que fez algo errado.

Como dito anteriormente, não é certo gritar ou bater no cachorro, então, se você o ignorar, é um castigo muito melhor. Você não deve prender o cachorro em algum ambiente de castigo, como se ele fosse uma criança. Apenas ignore e garantimos que dará certo.

9 – Ofereça ao seu cão filhote brinquedos educativos

Não são apenas as crianças que devem ter brinquedos educativos, os cachorros também podem se beneficiar. Ao oferecer ao seu cão filhote um brinquedo educativo, você poderá estar estimulando o seu farejo a sua audição, a sua visão e muito mais.

Por exemplo, existem bolinhas que vão soltando ração conforme o cachorro vai mordendo e vai mexendo. Assim, ele poderá treinar os seus sentidos. Além disso, pode ser uma brincadeira bem divertida para você fazer juntamente com o seu cachorrinho.

10 – Aproveite para ensinar truques desde filhote

Já que você tem um cachorro filhote, se quiser ensinar algum truque, como dar a patinha, o importante é que você o faça desde cedo. O estímulo para que o cachorro corresponda aos seus desejos deve ser sempre um carinho ou um petisco.

Jamais brigue com ele se ele não responder aos truques e aceite que nem todos os cachorros gostam ou vão respeitar esse tipo de brincadeira! Cada cachorro tem a sua própria personalidade, ela deve ser respeitada, assim como respeitamos as personalidades humanas.

Por fim, se você gostou do artigo e se ele te ajudou a entender melhor esses pequenos bichinhos, não deixe de comentar o que achou de compartilhar com os seus amigos. Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Francisco Nunes

Para quem gosta de informação, seja bem-vindo ou bem-vinda a minha sessão de artigos para o portal Tele Notícias, como o nome do site já diz. Nesse site você encontrará notícias e dicas sobre benefícios sociais e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *