Gestão de tempo: dicas práticas para ser mais eficiente

Gestão de tempo: dicas práticas para ser mais eficiente

A gestão de tempo é uma ferramenta extremamente valiosa na realização de todas as tarefas do dia a dia. Além disso, poderíamos dizer que o tempo e sua gestão governam toda a nossa vida. Muitas vezes, ter muitas coisas para verificar em um tempo muito curto pode acabar atrapalhando.

 

A exposição prolongada a tais emoções certamente não é legal. Por isso, a solução para se tirar essa pressão está na eficiência do tempo.

O que é gestão de tempo?

Como o nome sugere, gestão de tempo refere-se a todas as maneiras pelas quais gerenciamos os recursos de tempo que temos à nossa disposição. Gerenciar o tempo corretamente significa tornar as ações que realizamos o mais eficientes possível e, principalmente, sua duração.

 

Como em qualquer outro campo, não há fórmula mágica ou princípio universal na gestão do tempo para orientar nossas opções. A resposta está na perseverança e na tentativa de encontrar formas de agir que funcionem para determinada pessoa, equipe ou empresa.

 

É importante admitir desde o início que cada indivíduo tem seu próprio ritmo. Esta é a principal razão pela qual a definição de um método universal de gestão do tempo não dará o mesmo rendimento a todas as pessoas envolvidas neste processo.

Veja o vídeo canal para um melhor entendimento sobre a gestão do tempo.

No entanto, encontrar maneiras de administrar o tempo será uma prática extremamente útil na organização da vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Estruturar um cronograma claro pode eliminar o desequilíbrio entre as unidades de tempo destinadas aos entes queridos, o trabalho ou outras atividades importantes na vida pessoal.

 

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Aproveitando ao máximo o tempo – conselhos práticos

Há uma infinidade de técnicas para ajudar a organizar o tempo. Aqui está uma lista de coisas que o tornam mais produtivo através de uma boa organização.

Descanso

A nossa agenda diária e a forma, como a construímos é o primeiro fator que nos influência na concretização dos objetivos para esse dia. Assim, é extremamente importante dormir o suficiente e eficiente.

 

Após um sono reparador, o poder de concentração é amplificado e, em proporção direta a isso, aumentará o número de obstáculos que resolvemos naquele dia. Para aproveitar ao máximo o tempo, é necessário descansar adequadamente.

 

Um adulto precisa de cerca de oito horas de sono para ser totalmente restaurado e começar o dia cheio de energia. No entanto, mesmo neste caso, não existe uma regra padrão que não possa ser alterada.

 

É importante ouvir o seu corpo e analisar os sinais que ele transmite. Enquanto algumas pessoas se sentem descansadas após sete horas de sono, outras podem precisar de nove horas de sono para funcionar em plena capacidade.

 

Assim, para usufruir das vantagens de uma boa gestão de tempo, devemos começar por um descanso adequado, adaptado às necessidades de cada pessoa.

Priorização de tarefas

Esta regra é aplicável tanto a atividades pessoais quanto de trabalho. Conhecer seus limites e aceitar que nem todas as coisas podem ser realizadas em um dia, é um princípio extremamente saudável para capitalizar o tempo e aproveitar plenamente as conquistas que você empreende.

 

Decidir o que é mais importante ou mais urgente para resolver pode facilitar seu trabalho. Assim, determine no dia anterior ou na manhã desse dia quais são as coisas urgentes que você precisa concluir.

 

Ajuda na definição de prioridades pode ser o princípio importante-urgente. Este é um método que ajuda você a perceber o que é realmente importante para você, mas também o que deve ser verificado com urgência naquele dia.

 

Dessa forma, quando você tem que lidar com uma agenda extremamente lotada, a priorização pode ser definidora. Se você analisar cuidadosamente sua agenda. Perceberá que, embora todas as atividades pareçam importantes. Há coisas que favorecem a procrastinação, sem afetar os que estão ao seu redor.

 

Pegue uma folha e uma caneta e anote os aspectos que considera importantes. Em seguida, marque com uma cor as coisas que são realmente urgentes, limitando-se a uma série de tarefas que podem ser realizadas naquele dia.

Tarefas alcançáveis

Quando você decidir definir um cronograma, preste atenção na quantidade de tarefas que você inclui. O volume de trabalho que nós propusemos a fazer deve estar correlacionado com o tempo disponível. A objetividade é tão importante quanto a determinação na realização das atividades.

 

Assim, pese cuidadosamente as tarefas que tem de assinalar durante um dia, analise a sua dificuldade e estime uma duração para cada uma delas. Esta duração deve ser objetiva e baseada na experiência, de modo a aproximar-se o mais possível da realidade.

 

Se o tempo for muito curto para realizar as coisas importantes e urgentes para nós, a lista de prioridades deve ser recalculada. Se o tempo estimado não corresponder à realidade, a qualidade do trabalho também não será satisfatória, o que acabará por gerar frustrações e dúvidas sobre a nossa capacidade de desempenhar o nosso papel.

 

Sob a pressão do tempo, tendemos a perder o foco e não prestar atenção suficiente às coisas importantes. Portanto, não é suficiente definir nossos objetivos – é tão importante que eles sejam alcançáveis.

Faça pausas

Descansar para fazer uma melhor gestão do tempo

Embora pareça um conceito contraditório, fazer pausas é essencial para uma boa organização do tempo. Após uma pausa, o poder de concentração aumenta e a pessoa se torna mais eficiente e produtiva.

 

Portanto, inclua pausas curtas em sua agenda e sua mente se concentrará com mais facilidade e correrá mais rápido em direção ao sucesso. Após 50 minutos de trabalho, uma pausa de 10 minutos é absolutamente necessária. O corpo vai relaxar e a mente vai se desconectar.

 

Coloque seu calçado preferido e saia para dar volta e se distrair. Essa ação é necessária principalmente se você passa a maior parte do seu trabalho sentado. Pois passar muito tempo na mesma posição, pode causar problemas em seu corpo futuramente. Essas pausas, além de cuidar da mente, também cuidará do seu corpo. 

 

Se você acha que 50 minutos é um intervalo muito curto para parar de trabalhar e que pode perder de vista coisas essenciais, pode optar por fazer uma pausa depois de uma hora e meia ou duas.

E esse sistema de organização dos intervalos funciona de maneira diferente para cada pessoa. É importante lembrar que a pausa tem seus benefícios e não deve ser ignorada durante toda a jornada de trabalho.

 

Além disso, para que essas técnicas funcionem, pratique a atenção plena. Isso se traduz em estar presente, focado na tarefa que você está realizando em um determinado momento. De fato, o estado de presença envolve um esforço extra de nossa parte, mas pode economizar bons minutos de tempo perdido.

 

A mente, especialmente em dias agitados, fica agitada e tende a se mover em direção à multiplicidade de objetivos que tem que marcar. Se deixarmos de oscilar entre passado e futuro, perdemos um tempo precioso.

O grande objetivo é dividido em pequenos objetivos

Se uma tarefa é complexa, destinada a dar resultados de longo prazo e difícil de alcançar, então ela pode ser dividida em metas menores e alcançáveis. Será muito mais fácil, assim, monitorar as atividades e não ficar sobrecarregado com o grande volume de trabalho.

Se, por exemplo, você deseja aprender um hábito novo, pode praticar 30 minutos por dia para fixar esse hábito. Para mantê-se constante, procure praticar todos os dias, até que essa ação se torne um hábito. Embora sejam pequenos passos, eles acabarão por servir para atingir o objetivo final.

Francisco Nunes

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