Consulta CPF pelo nome? Veja o que é preciso para consultar
Sabe o que é a consulta CPF? E a importância do documento? O CPF é o Cadastro de Pessoas Físicas, um registro nacional e único para cada uma dos residentes no Brasil. Atualmente, logo que nascemos e somos registrados, temos um número de CPF, que será nosso até o final de nossas vidas.
É possível em alguns casos específicos mudar o número do CPF, nas hipóteses em que o número ficou tão conhecido a ponto de causar prejuízos ao portador. Essa troca, no entanto, é a grande exceção, acontecendo em casos realmente raros.
Para que serve o CPF e a consulta CPF
A principal função do CPF é basicamente identificar uma pessoa perante as demais. Muitos de nós temos nomes parecidos ou até mesmo iguais de outros cidadãos.
Quando dizemos que temos um “nome a zelar”, neste mundo de bilhões de pessoas, deveríamos adaptar o ditado, dizendo que temos um “número a zelar”. Isso porque, no caso do Brasil, apenas com o CPF é possível identificar os atos de uma pessoa.
De maneira geral, o CPF serve para identificar as pessoas em suas transações comerciais. Desta maneira, quando realizamos uma compra ou assinamos um contrato de locação, exigem da gente justamente o CPF.
Interessante notar que o CPF não é um documento físico, com nossa foto e assinatura. Ele é um número vinculado ao cadastro de todos que vivem no Brasil. Portanto, mesmo que você tenha o cartão com o número do CPF, ele não serve como um documento com foto, como aqueles que usamos para ingressar no cinema, votar ou viajar.
Quais informações estão vinculadas ao CPF
Os cadastros que possuem CPFs geralmente trazem informações sobre as práticas financeiras e comerciais das pessoas físicas. Assim, quando se tem acesso a estes bancos de dados, é possível saber o que cada um comprou, quando e onde comprou, bem como informações sobre transações financeiras.
Mas atenção: o número do CPF em si não traz essa informação, apenas vincula esses dados a uma única pessoa no território, que possui o mesmo número. Portanto, saber o número do CPF de alguém não garante que qualquer informação sobre esta pessoa esteja disponível.
Para aqueles que trabalham no comércio e serviços, o número do CPF é primordial para fazer pesquisa sobre scores de risco nos serviços de proteção de crédito como o SERASA. Assim, com o número do CPF é possível saber se aquela pessoa tem alguma pendência nestes órgãos.
Como fazer a consulta CPF?
De maneira geral, você não vai conseguir pesquisar o número do CPF com outros dados das pessoas, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Isso porque, como é um dos dados mais importantes das pessoas para sua vida comercial, os bancos de dados com CPF são muito protegidos.
Assim, caso queira descobrir o CPF de maneira lícita, você deverá ser o representante legal da pessoa que queira ter os dados.
Site da Receita Federal
A Receita Federal possui o registro de todos os CPFs do país, inclusive podendo atestar o status do documento, se está ou não regularizado. Portanto, com o número em mãos, é possível verificar o nome completo do portador, além destas informações sobre regularidade do documento.
O contrário no entanto não é possível via site. Caso você pesquise o nome completo no portal da transparência, no máximo conseguirá obter parcela do número do CPF e se esta pessoa recebe algum tipo de benefício social.
Lembre-se que não é possível consultar essa parcela do CPF no site do portal da transparência nos casos de pessoas que não recebam qualquer benefício social. Apenas retornarão os resultados de quem possui algo a receber.
CPFs cancelados em virtude de morte do portador ou outra irregularidade, também não serão reproduzidos, mesmo que parcialmente, nas pesquisas a partir do nome de seus portadores.
E se eu precisar do CPF?
Existem casos em que precisamos do CPF para fazer algo para a pessoa portadora. Por exemplo, se temos uma mãe doente que precisa fazer um cadastro pra comprar medicamento, ou mesmo algum amigo que nos disse para pesquisar dívidas no CPF mas não tem o número, entre tantos outros casos.
Nestas hipóteses, ainda que você ache muito justo ajudar as pessoas, a receita federal não permite a pesquisa desses dados, para proteger os dados pessoais dos brasileiros .
A única forma de ter acesso a registros públicos de outras pessoas é ser representante legal delas. É o casos dos pais de menores, filhos de idosos já interditados, ou mesmo aqueles que por força de um documento, como uma procuração, podem ter acesso.
Mesmo nos casos do representante legal, no entanto, não é possível obter a informação do CPF de forma simples via internet. Isso porque, na maioria dos casos, não existe um botão de acesso para o representante legal
Consulta de CPF para questões comerciais
Por fim, sabendo que o acesso a dados das pessoas apenas com o nome ou outras informações é protegido, tenha sempre o hábito de, nas transações comerciais principalmente, pedir o CPF das pessoas.
Desta forma, você poderá, antes de fechar negócio, verificar o risco desta pessoa adimplir ou não com a obrigação contratada. Isto é, com uma consulta com o número do CPF você pode checar dívidas anteriores e, assim, verificar as chances dela se endividar contigo.
Esta consulta de CPF pode ser feita nos moldes simples, como no caso de consulta a status cadastral no site da receita. Por outro lado, pode ser feita uma pesquisa avançada por meio de empresas que possuam cadastro de órgãos de proteção de crédito.
O exemplo mais comum é o do SERASA, que possui provavelmente o maior cadastro de CPF. O SERASA fornece dados como score de risco. Esse Score permite que bancos e instituições financeiras em geral possam ou não fornecer crédito para os portadores.
De toda forma, lembre-se que o CPF é um documento único, intransferível e sigiloso. Ele é reservado para transações comerciais. Você não deve fornecer seu CPF sem que se saiba se o destinatário é confiável.
Embora fraudes apenas com número do CPF sejam difíceis de acontecer, elas não são impossíveis. A combinação do CPF com outros documentos pode dar as condições para um criminoso causar um prejuízo considerável. Gostou de saber tudo isso? Confira os nossos outros artigos!